Cidade realiza sua conferência da saúde

A prefeitura de Bento Gonçalves, através da secretaria municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, realiza nesta quinta-feira, 07 de julho, a 4ª Conferência Municipal da Saúde. O evento será realizado na Fundação Casa das Artes, localizada na Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto.

A Constituição Federal estabelece como um dos princípios fundamentais do SUS a participação da comunidade. Mais que um instrumento legal de participação popular, a conferência significa o compromisso do gestor público com as mudanças no sistema de saúde e tem por objetivo: avaliar e propor diretrizes da política para o setor da saúde; discutir temas específicos propondo novas diretrizes da política de saúde e escolher delegados para as conferências estaduais e nacionais.

Em Bento Gonçalves a primeira Conferência Municipal de Saúde ocorreu no ano 2000, tendo como tema central, Controle Social – Em busca da participação da comunidade. A segunda edição do evento aconteceu em 2003, e abordou a Saúde: um direito de todos e dever do estado, “a saúde que temos o SUS que queremos”.  Em 2007, foi discutida a saúde e a qualidade de vida: Políticas de Estado e Desenvolvimento.

 A conferência que acontece nesta quinta-feira, 07, das 8h às 18h, vai discutir os seguintes assuntos: política de saúde na seguridade social, segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade; participação da comunidade e controle social e gestão do SUS (Financiamento, Pacto pela Saúde x Privado, Gestão do Sistema, do Trabalho e da Educação em Saúde).

 

PROGRAMAÇÃO:

 8h – credenciamento

 8h30min – abertura

 9h1º Tema – Política de Saúde na Seguridade Social.
Palestrante:
Dr. Ciro Simoni – secretário de Saúde do estado do Rio Grande do Sul

10h15min – Intervalo.

10h30min – 2º Tema – Participação da Comunidade e Controle Social
Palestrante:
Dr. Paulo Humberto Gomes da Silva – presidente do conselho estadual de Saúde do Rio Grande do Sul.

11h45min – Almoço

13h30min3ª Tema – Gestão do SUS (Financiamento, Pacto pela Saúde e relação Público x Privado, Gestão do Sistema, do Trabalho e da Educação em Saúde).
Palestrante:
Dr. Arilson da Silva Cardoso – presidente da Associação dos secretários municipais – Assedisa.

15h30min – Intervalo.

15h45min – Votação das propostas para a 6ª Conferência Estadual de Saúde do Rio grande do Sul.

17h15min – Eleição dos delegados para a 6ª Conferência Estadual de Saúde do Rio Grnde do Sul.

18h – Encerramento.

Diva Andrade

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Jornal SerraNossa

Orkut: http://www.orkut.com.br

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.