• Naturepet Pharma
  • Envase
  • Vinícola Garibaldi

Clareamento é a solução para dentes mais bonitos

  • Envase
  • Naturepet Pharma
  • Posto Ravanello
  • Vinícola Garibaldi

Os avanços na odontologia estética ampliaram e aperfeiçoaram os métodos de clareamento dentário. Existem hoje procedimentos que podem ser realizados em casa ou no consultório. De acordo com a cirurgiã-dentista bento-gonçalvense Letícia Ioppi, a técnica aplicada não prejudica o esmalte e é indicada para pessoas que possuem dentes amarelados por maus hábitos alimentares, medicamentos, fumo ou pela idade. A efetividade do tratamento varia conforme o paciente e depende da potência do gel clareador utilizado e do tipo de mancha.

Conforme Letícia, as moléculas dos géis oxidantes penetram no interior do esmalte e da dentina, liberando oxigênio que, por sua vez, “quebra” as moléculas dos pigmentos causadores das manchas desagradáveis. Uma dúvida frequente dos pacientes é se os cremes dentais que prometem clarear o sorriso funcionam mesmo. “As pastas, sozinhas, não promovem benefícios visíveis, pois não têm a mesma ação que os géis para clareamento dentário. No máximo, ajudam na manutenção e são indicadas para prevenir a sensibilidade e preservar os resultados”, explica.

O clareamento pode chegar até seis tons mais claros. “Existem várias tonalidades de dentes – brancos, amarelados, acinzentados, amarronzados. O ideal é conversar com um dentista para não ficar com uma expectativa que pode não acontecer. Mas os resultados costumam ser surpreendentes e normalmente quem faz fica satisfeito”, garante Letícia.

Caseiro ou laser

Existem dois métodos para realizar clareamento dentário: caseiro ou a laser. O primeiro exige um molde prévio das arcadas para a fabricação de moldeiras em silicone personalizadas. Dentro delas deve ser colocado o produto clareador. “O paciente realiza diariamente o tratamento, durante duas semanas ou mais, dependendo de cada caso”, explica Letícia.

Já a laser, o dentista isola os dentes com um lençol de borracha e protetor gengival, e aplica um agente oxidante forte. “O método a laser consiste na ativação do gel clareador sobre o dente de uma forma mais rápida que a convencional, podendo-se obter o efeito desejado em uma única sessão”, destaca. A aplicação é feita com várias luzes ao mesmo tempo, o que permite uma sessão de 45 a 60 minutos. “O tratamento todo pode ser feito em apenas duas aplicações com intervalo de uma semana entre elas”.

A dentista ressalva que o dente clareado pode escurecer novamente, mas nunca como era antes. “Após um a dois anos, pode haver a necessidade de uma manutenção”, esclarece Letícia.

Dra. Letícia Ioppi
Cirurgiã-dentista
Centro profissional Doutor Bozzeto
Rua Ramiro Barcelos, 550, sala 602, Centro
Bento Gonçalves
3453 9190 ou 9138 0072


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.