Colesterol: conheça este fator de risco

Entre tantos fatores de risco para doenças cardiovasculares, estão o diabetes, a pressão arterial elevada, a obesidade, o sedentarismo, o histórico familiar e o aumento do colesterol ruim, ou LDL. “Quanto mais fatores de risco a pessoa apresentar, maior será a chance de ter doenças cardiovasculares”, esclarece o cardiologista Airton Minotto, de Caxias do Sul.

O colesterol está presente em todos os organismos, sendo que 70% dele é fabricado pelo próprio corpo e apenas 30% do total vem da alimentação que se ingere, segundo o especialista. “Ele é, na verdade um dos fatores de risco para se desenvolver a arteriosclerose, doença que pode aparecer ainda na infância e evolui conforme as placas de gordura vão aumentando, se rompem e provocam o aparecimento de coágulos que obstruem a luz de vasos sanguíneos, podendo ser no coração – provocando o infarto do miocárdio –, ou no cérebro – ocasionando o Acidente Vascular Cerebral (AVC)”, detalha. Ou seja, ele é o facilitador, responsável pela formação das placas de gordura que provocam, conforme os fatores de risco evoluem, a arteriosclerose.

Fatores e cuidados
Os fatores alimentares e genéticos são, de acordo com Minotto, os principais predisponentes ao aumento do mau colesterol. O consumo exagerado de alimentos ricos em colesterol, como carnes gordas, leite integral, queijos amarelos, bacon, manteiga e banha, pode fazer os níveis do colesterol aumentarem, conforme Roges Hollweg Pisani, cardiologista de Bento Gonçalves. “Além disso, o excesso de peso pode fazer os níveis de colesterol e triglicerídeos subirem”, frisa. “Muitas mulheres tendem a ter um aumento do colesterol após a menopausa”, acrescenta.

Para evitar os fatores de risco à arteriosclerose, Minotto indica que é preciso alimentar-se de forma saudável, reduzindo o consumo de gorduras animais, carboidratos refinados, como batata e farinha e aumentar o consumo de frutas, verduras e grãos. “Além disso, é recomendada alguma atividade física, durante trinta minutos, três vezes por semana”, ressalta.

Andreia Dalla Colletta

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Jornal SerraNossa

Orkut: http://www.orkut.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.