Colete postural traz benefícios ou faz mal ao corpo? Saiba mais sobre o tema

Talvez você não saiba, mas o uso indevido das cintas de correção postural pode aumentar as dores e causar danos, muitas vezes, irreparáveis. Em alguns casos, elas se tornam opções diante de crises de dor nas costas ou porque no dia a dia nos sentimos com uma postura que nem sempre agrada esteticamente.
Não acredite em tudo que você vê na internet: nem sempre os dispositivos que são vendidos para “endireitar” sua postura ou afinar a cintura são recomendados. Seu uso pode enfraquecer musculatura e piorar sintomas!

O uso prolongado da peça pode causar justamente o efeito oposto ao desejado, como a dor e a má postura. Isso porque quando a pessoa apresenta má postura, além de vícios como sentar de forma não recomendada, geralmente ela tem também retrações associadas ao sedentarismo. Então, quando usa uma estrutura externa como esses coletes, que forçam a postura e colocam os músculos em repouso, acaba atrofiando essa musculatura.

Especialistas dizem que o uso é desnecessário, e o recomendado é o “colete natural”, ou seja: uma musculatura forte e educada! Um corretor postural fará com que sua musculatura perca a ação funcional e não tratará a causa do seu problema.

O uso contínuo pode inibir uma ação muscular levando até, no caso de uma exposição prolongada, a uma atrofia!

O mais indicado é um tratamento com foque em biomecânica de movimento, que atuará de forma dinâmica na melhora da sua postura. Fortaleça a sua musculatura!

Por isso, não há segredo: dores nas costas são aliviadas com exercício físico, alongamentos, estilo de vida sem sedentarismo e, claro, sessões de quiropraxia são altamente indicadas!

Bruna Romagna Rossetti
Quiropraxista – ABQ 0508
Endereço: Rua Assis Brasil, 638/01
Bento Gonçalves
WhatsApp: (54) 99601 0378


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.