Colour Futures: “Toque de Limão” é a cor do ano

O ano de 2011 será o momento para as pessoas se satisfazerem com o que têm, com as pequenas alegrias. Criatividade, simplicidade, aconchego e serenidade é o que representa a cor do ano: “Toque de Limão”. Esse é o resultado do Colour Futures 2011, estudo global de cores da Akzo Nobel que chegou ao Brasil em março. O livro, publicado no país pela Coral, é o espelho de pesquisas mundiais sobre tendências, previsões e desenvolvimento de cores. Em Bento, o catálogo será apresentado pela Pró-Cor Tintas no próximo dia 7 de abril, em um jantar que será realizado no Restaurante Canta Maria, a partir das 20h.

O “Toque de Limão”, um tom de amarelo esverdeado, é uma cor que surpreende e reflete esse renovado entusiasmo pela vida, que corresponde perfeitamente à palavra-chave “Apreciação” – tema central do estudo para 2011. É um tom imaginativo, lúdico, otimista. Remete a uma “raspadinha de limão”. É uma cor brilhante e, ao mesmo tempo, aconchegante, surpreendente.

Mesmo sendo um tom incomum, o “Toque de Limão” é flexível e pode ser usado em qualquer ambiente. A cor pode ser utilizada tanto para combinações contrastantes quanto harmônicas. Essas associações podem ser feitas com tons neutros, frios, violetas profundos, azuis bem definidos e tons pastéis.

Ainda segundo o estudo, a “Apreciação” é o momento de as pessoas deixarem um pouco de lado tudo o que é super inovador e aproveitar os momentos simples e as coisas naturais, pois a sociedade busca o que é essencial e relevante. Nesse contexto, o Colour Futures desenvolveu cinco temas para 2011:

Beleza do cotidiano

Está relacionado com a ideia de apreciação e satisfação com o que já se tem, englobando a aceitação da vida real e procurando canalizar a energia do que é essencial e relevante. A base da casa se torna simples e informal, focada no aqui e no agora. Conforto e domesticidade são palavras-chave.

Buscando o caminho

Focado na busca de uma maneira mais clara, simples e ordenada de se viver. A tentativa de arrumar a desordem da mente humana, lares e atitudes ajuda a entender o sentido da comunidade local e do mundo como um todo. Ao mapear internamente o dia a dia, torna-se possível a simplificação e estruturação das coisas.

Alegria instantânea

Este tema mostra um enfoque mais jovem e descontraído ao sentido que a palavra prazer pode representar na vida. Trata-se de um estado de leveza que é de fácil acesso e cativa por sua temporalidade e animação. Alegria instantânea é surpreendente à medida que destaca o mesmo espírito de restaurantes, lojas e galerias “pop-up” – ou seja, não tem a intenção de permanecer eterno.

Feito com amor

Esse tema realça o respeito pelo simples trabalho artesanal, espírito de honestidade, retidão e autenticidade que são característicos de uma nova ética do design. Cada vez mais, busca-se conhecer o ciclo de vida dos materiais e dos produtos, bem como sua procedência.

Magia molecular

Trata-se de um lugar estimulante e colorido que exerce fascínio também sobre designers e artistas. Aqui, os materiais são inteligentes e animados, adaptando e modificando-se. O foco não é somente na forma, no invólucro, mas sim sobre o produto que está por baixo da embalagem e pode trazer benefícios.

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Jornal SerraNossa

Orkut: http://www.orkut.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.