Coluna da UCS apresenta ações, cursos e workshop desenvolvidos

Ambulatório da UCS aplica medicamento preventivo a doenças pulmonares infantis
O Ambulatório Central da UCS, no Campus-Sede, em Caxias do Sul, está disponibilizando a todos os municípios da área de abrangência da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde – entre os quais Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Garibaldi e Pinto Bandeira – a aplicação gratuita do medicamento Palivizumabe, destinado à prevenção do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), responsável por algumas das principais doenças e agravos pulmonares. O público-alvo são bebês com até um ano de idade que nasceram prematuros extremos (com até 28 semanas e seis dias) ou com peso de até 1,25kg, e crianças de até dois anos portadoras de doença pulmonar crônica relacionada à prematuridade ou com cardiopatia congênita específica.

O Rio Grande do Sul foi pioneiro no país na implantação do programa de distribuição do medicamento, em 2011, objetivando a redução da mortalidade infantil. A partir de 2014, o governo federal implementou a iniciativa em nível nacional. O período de fornecimento e aplicação é definido pela sazonalidade da circulação do vírus em cada estado – no caso do RS, de abril a agosto. Neste período, cada criança no primeiro ano de vida pode receber até cinco doses do medicamento, mensalmente.

Para integrar o programa, as crianças devem ser cadastradas a partir de encaminhamento dos médicos que as acompanham, cujos laudos são avaliados pela médica responsável-técnica pelo Programa de Egressos da UTI Neonatal do Hospital Geral, Tatiana Guaresi. De acordo com a enfermeira Materno-Infantil e de Planejamento Familiar do Ambulatório Central, Cristiane Alves dos Santos, a média de 80 crianças por ano atingidas nas edições anteriores deve ser superada – somente no mês de junho, 75 crianças foram vacinadas. A aplicação ocorre às terças-feiras, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30. Mais informações pelo telefone (54) 3218 2345.

Alunos de Educação Física criam coreografias
Os alunos da disciplina de Dança do curso de Educação Física do Carvi criaram, para o final do semestre, diferentes coreografias que foram apresentadas na última semana. A disciplina procurou tratar conteúdos diversos, desde noções rítmicas e teoria musical, passando por danças de estilos bem diferenciados, como ballet clássico, dança afro, danças urbanas, dança para a terceira idade, dança de salão e biodança. Entre os alunos está o acadêmico Celestino Costela, de 89 anos, que cola grau em Pedagogia no próximo mês. Segundo a professora Vanessa Bellany Lyra, os alunos surpreenderam com os resultados criativos que foram apresentados. Quanto a Celestino, ela enfatiza: “sua presença representou perseverança, dedicação, superação e, sobretudo, amizade. Esse aluno sempre demonstrou disposição para a realização das atividades solicitadas”, salientou.

Workshop sobre perfil comportamental
O Carvi promove, em setembro, o workshop “Conhecendo seu perfil comportamental através da ferramenta DISC”, destinado a gerentes, líderes, profissionais liberais, empresários, gestores de Recursos Humanos e todas as pessoas que desejam ter um melhor entendimento sobre as diferenças dos estilos comportamentais. O DISC é uma ferramenta aplicada há mais de 30 anos no mundo. Leva esse nome por considerar quatro traços básicos de comportamento humano: Dominância (D), que diz respeito a como cada pessoa lida com problemas e desafios; Influência (I), que se refere ao comportamento nas relações interpessoais; Estabilidade (S), que indica o comportamento frente a mudanças e Conformidade (C), que mostra como uma pessoa lida com regras estabelecidas pelos outros. 

A ferramenta pode ser aplicada tanto na seleção de colaboradores, quanto no desenvolvimento pessoal, de lideranças e equipes e, ainda, na prevenção e resolução de conflitos interpessoais. O workshop será realizado nos dias 2 e 3 de setembro e ministrado por Cristina Berenguer Dantas, coach executiva e consultora na área de carreira, que também é facilitadora credenciada pela empresa americana PeopleKeys para formação de analistas de perfil comportamental DISC.  As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de agosto pelo site www.ucs.br, no link Extensão. Mais informações pelo e-mail [email protected].

Curso de extensão em Educação Infantil
A Educação Infantil: Tempo e Espaço do Cuidado e Aprendizagem é o curso de extensão que o Carvi irá promover a partir do dia 20 de agosto, destinado a professores e auxiliares da área de Educação Infantil. A atividade tem como objetivo aprofundar os conhecimentos relativos à educação de crianças de zero a cinco anos; produzir conhecimentos e atividades relativos às áreas que compõem a Educação Infantil; analisar e desenvolver propostas de organização do trabalho pedagógico para creches e pré-escolas. Os encontros, coordenados pela professora Roselice Parmegiani e ministrados por Silvia Hauser Farina, José Antônio Rodrigues da Rosa, Magda Pértile e Daiane da Silva, serão realizados nos dias 20 e 27 de agosto; 3, 10 e 24 de setembro e 1º, 8 e 22 de outubro. Informações e inscrições pelo site www.ucs.br, no link Extensão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.