Coluna da UCS apresenta vestibular, cursos e carreiras em diversas áresa

Inscrições para o Vestibular de Inverno da UCS iniciam dia 25 de abril
As inscrições para o Concurso Vestibular de Inverno 2016 da Universidade de Caxias do Sul (UCS) iniciam na próxima segunda-feira, dia 25 de abril, e podem ser feitas até o dia 5 de junho pelo site www.ucs.br. A partir deste concurso, a UCS, com o objetivo de qualificar ainda mais o seu processo de seleção, implementou algumas mudanças, como a divisão dos cursos em grupos: são quatro e cada um deles terá uma composição de provas e duração diferentes. Assim, a UCS distribuiu os cursos em G1 (Medicina), G2 (Medicina Veterinária e Odontologia), G3 (demais Bacharelados e Tecnologias) e G4 (Licenciaturas), para os quais estabelece:
– G1 e G2: prova de redação, mais cinquenta (50) questões objetivas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), Conhecimentos Gerais, Biologia e Química, para os quais a seleção será obtida pela média harmônica da pontuação final. A duração da prova é de cinco horas;
– G3 e G4: rova de redação, para os quais a seleção será feita pela média obtida nessa prova, que terá a duração de duas horas.

Os candidatos que se encontram no G1 e G2 só poderão realizar a prova no Campus-Sede, em Caxias do Sul. Já os treineiros realizam a prova conforme o curso escolhido. 

Segundo a coordenadora da Comissão do Vestibular, professora Valneide Azpiroz, “estamos convencidos de que a nova sistemática não diminui as exigências, mas desburocratiza o acesso e salienta competências e habilidades necessárias à contemporaneidade”.

Com a nova proposta de privilegiar muitos cursos com a realização da prova de redação, a UCS atende aos requisitos legais e está atenta aos processos nacionais de acesso ao Ensino Superior, como é o caso da utilização das notas do Enem. Muitas instituições de Ensino Superior têm flexibilizado seus processos de ingresso e, para cursos com densidade baixa, onde há menos chances de empates, utilizando apenas uma prova de redação – obrigatória desde a homologação da Portaria MEC 2.941/01.

Valneide explica que uma redação avalia a competência para fazer uso da norma culta da língua portuguesa em sua modalidade escrita. “Com um mínimo de 12 anos de escolaridade, ao término do ensino fundamental e médio, espera-se que o candidato esteja capacitado para ler e escrever, dominando a norma culta da língua escrita e que seja capaz de assumir uma posição crítica acerca de fatos atuais – a redação da UCS pedirá exatamente isso –, privilegiando os processos globais de leitura e escrita, avaliando a argumentação dos aspectos de conhecimentos gerais de formação cidadã”.

O vestibular de inverno acontece no dia 26 de junho. A relação dos cursos ofertados neste Vestibular de Inverno, bem como outras informações sobre o Concurso, poderá ser acessada a partir do dia 25 de abril pelo site www.ucs.br.

Direito Eleitoral
Ampliar o conhecimento, fomentando a discussão acadêmica, científica e pragmática acerca do Direito Eleitoral para a comunidade jurídica (advogados, estudantes e servidores públicos), além dos membros integrantes dos Poderes Executivo e Legislativo é o objetivo do curso de extensão “Direito Eleitoral”. A atividade, no Carvi, será realizada nos dias 10, 12, 17 e 19 de maio, a partir das 19h.

Informações pelo site www.ucs.br, no link Extensão.

Empreendedor Blog
Outro curso na área de extensão que a unidade universitária da UCS promove em Bento Gonçalves é o “Empreendedor Web: como ganhar dinheiro com um blog”, que objetiva capacitar o participante a transformar um blog em um negócio lucrativo, a partir da comercialização de espaços publicitários e de infoprodutos. Os encontros acontecem de 2 de junho a 1º de setembro, às quintas-feiras, a partir das 19h30.

Informações também no site www.ucs.br, no link Extensão.

Curso de Cuidadores de Idosos
O Campus Universitário da Região dos Vinhedos (Carvi) irá realizar, de 10 de maio a 12 de julho, com encontros às terças e quintas-feiras, a partir das 19h30, o curso de extensão “Cuidadores de Idosos”.

Esse curso tem como objetivo contribuir para a formação de cuidadores de idosos, profissionais e interessados no atendimento de pessoas idosas, visando a um serviço interdisciplinar mediante subsídios teóricos e com ênfase no cuidado humano. Para participar, o interessado precisa ter mais de 18 anos e Ensino Fundamental Completo.

No programa consta: Longevidade, sociedade e competências do cuidador; Legislação e políticas públicas para a pessoa idosa; Aspectos geriátricos, psicológicos e fisioterápicos e o cuidado humano; Neurociências e o envelhecimento humano; Nutrição de pessoas idosas; Espiritualidade e o cuidado humano; Atendimento domiciliar: conhecimentos básicos de primeiros socorros; Saúde bucal e envelhecimento; Luto: como enfrentar?; visita técnica a uma casa de repouso e palestras com profissionais da área.

Informações no site www.ucs.br, no link Extensão.

Carreira de TI na Nova Zelândia
Profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI) que tenham interesse em conhecer como funciona a área de Tecnologia da Informação na Nova Zelândia poderão participar, na próxima quarta-feira, dia 27 de abril, às 19h45, no Carvi, da palestra de Maurício Valenti Giacomello, que ocupa cargo de Engenheiro de Testes Sênior na empresa Orion Health, na Nova Zelândia.

O evento, com inscrições gratuitas, acontece na sala 437 do Bloco CD da unidade universitária e é promovido pelo curso de Ciência da Computação.

Cenários e riscos no setor elétrico brasileiro
Outra palestra que acontece, também no dia 27 de abril, no auditório do Bloco B do Campus Universitário da Região dos Vinhedos, com entrada franca, é sobre Setor Elétrico Brasileiro: cenários e riscos.

Promovido pelos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica, a palestra será ministrada por Douglas Ludwig, diretor do departamento de Consultoria Técnica da empresa Ludfor Energia Ltda. O evento, que inicia às 20h30, é destinado aos alunos dos cursos de graduação em Engenharia Elétrica, Eletrônica, de Produção e profissionais que atuam nos setores produtivo e elétrico e público em geral.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.