Coluna da UCS traz as novidades da semana

Inpi concede à Fundação Universidade de Caxias do Sul a Patente De Invenção de processo de biorremediação utilizando-se fungos Pleurotus ssp
Tecnologia desenvolvida por pesquisadores do Instituto de Biotecnologia e do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia da UCS é um tratamento biológico alternativo e economicamente viável para recuperação de efluentes das indústrias do polo metalmecânico. 

O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) divulgou, no mês de junho, a concessão de uma Carta-Patente para uma invenção de pesquisadores da Universidade de Caxias do Sul. O processo patenteado permite a remoção de metais pesados de líquidos ou de águas contaminadas, a partir da utilização de uma biomassa composta de fungos Pleurotus ssp – que popularmente conhecemos como cogumelos  – para a remoção de cobre, ferro, alumínio, zinco, níquel e cromo pela bioadsorção. Os metais pesados estão entre os poluentes mais comuns encontrados em efluentes industriais e podem ser tóxicos, carciogênicos ou mutagênicos, mesmo em baixas concentrações.

O processo patenteado foi realizado por uma equipe de pesquisadores tendo como base o trabalho de Doutorado em Biotecnologia da professora Stela Maris da Silva, em 2007, que estudou “o crescimento e a capacidade de biossorção de metais por Pleurotus sabor-caju, em cultivo líquido e em cultivo sólido”. Hoje Stela é docente da Universidade Nacional de Cuyo, em Mendoza, na Argentina, onde se destaca como professora e pesquisadora, tendo em seu currículo projetos premiados de formação de empresas de base tecnológica (EBTs) na cidade de Mendoza.

“Uma patente é um direito cedido pelo Estado que dá ao seu titular a exclusividade temporária da exploração de sua invenção”. O professor Matheus Parmegiani Jahn, do Escritório de Transferência de Tecnologia (ETT/UCS), explica que a concessão de uma Carta-Patente é de vital importância para o desenvolvimento tecnológico, pois além de estimular a inovação também possibilita, aos interessados na invenção, o acesso ao seu conteúdo. A Universidade de Caxias do Sul tem atualmente 67 pedidos de registro de patentes depositados no INPI. “O depósito de um Pedido de Patente já confere uma expectativa de direito para seu titular, isto é, a criação intelectual já está protegida, mas é a Carta-Patente que assegura oficialmente a seu titular os direitos de exclusividade sobre a exploração econômica da invenção”, enfatiza.

Para o vice-reitor e pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da UCS, professor Odacir Deonísio Graciolli, “a Instituição entende que este resultado acadêmico pode também gerar resultados econômicos de forma a fomentar a própria pesquisa”. Titular de uma pró-reitoria que vem atuando no sentido de dar uma maior visibilidade aos programas e ações voltadas para a inovação e o empreendedorismo, o professor Odacir esclarece que a universidade tem contrato com um escritório que permite encontrar empresas interessadas em negociar as patentes de propriedade da UCS.

O professor Aldo Dillon, um dos autores da Patente e coordenador do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia, compartilha com o pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico as preocupações quanto à transformação do conhecimento em soluções que façam avançar os níveis de desenvolvimento econômico, social, científico e tecnológico. Ele ressalta a importância social da UCS para a comunidade na qual está inserida há quase 50 anos. “A concessão desta patente está perfeitamente enquadrada no contexto de uma região que é o segundo polo metalmecânico do Brasil e que apresenta um grande passivo ambiental, decorrente das cargas liberadas de efluentes, ricos em metais pesados tóxicos ao meio ambiente”. Aldo também destaca que o Programa de Pós-graduação em Biotecnologia cumpre seus objetivos de formar pessoal altamente qualificado e gerar produção técnico-científica de qualidade. “A grande expectativa agora é que a Patente venha a ser licenciada”, conclui.

Pós em Controladoria: Planejamento e Controle recebe inscrições até 22 de julho
Estão abertas até o dia 22 de julho, pelo site www.ucs.br, no link Ensino, as inscrições para o curso de especialização em Controladoria: Planejamento e Controle, que será realizado no Carvi até novembro de 2016. O curso tem como objetivo preparar e qualificar profissionais para uma visão integrada e estratégica das organizações em um contexto de profunda competitividade, através do ensino dos mais avançados conceitos de Controladoria. Tais conceitos estarão fundamentados em cinco perspectivas: geração de valor; visão estratégica; análise de processos; avaliação de recursos e capacidade de mensuração e comunicação do desempenho empresarial. A especialização é destinada aos graduados em Ciências Contábeis, Administração de Empresas, Economia e Engenharias.

Programa UCS Sênior recebe inscrições até o dia 31
O Programa UCS Sênior no Campus Universitário da Região dos Vinhedos (Carvi) recebe, até o dia 31 de julho, as inscrições para atividades que iniciam em agosto. São oferecidos os seguintes cursos: Espiritualidade no Cotidiano; Introdução à Informática; Ginástica Sênior: Corpo e Mente em Movimento; Dança e Expressão Corporal; e Espanhol Sênior – Básico 1. 

Com foco na Educação e Longevidade, o Programa UCS Sênior destina-se a pessoas acima de 50 anos e oferece atividades para todos que desejam aproveitar a maturidade para empreender novos projetos, fazer amigos e conviver, descobrir novas habilidades e prazeres, dedicar-se ao estudo de um tema de interesse e conquistar espaço e autonomia para viver de forma plena e feliz.

Informações no site www.ucs.br, no link Extensão/Programa UCS Sênior.

Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho
Capacitar engenheiros e arquitetos no desenvolvimento de ações gestoras de prevenção e controle de riscos ambientais nas diversas atividades laborais, visando à eliminação ou minimização de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, conforme os pressupostos legais da legislação trabalhista, previdenciária, cível e ambiental é o objetivo do curso de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho que o Carvi oferece aos graduados em Engenharia e Arquitetura e Urbanismo. As inscrições estão abertas até dia 8 de setembro e o curso será desenvolvido de setembro deste ano a agosto de 2017.

Informações pelo site www.ucs.br, no link Especialização e MBA.

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.