Coluna da UCS traz cursos, competições e muito mais

UCS divulga Carta Mensal do Mercado de Trabalho Formal de julho
O Observatório do Trabalho da UCS divulgou, na semana passada, a Carta Mensal do Mercado de Trabalho Formal de Julho de 2016 para a região de abrangência da UCS, entre elas, a do município de Bento Gonçalves. Os dados da Carta são extraídos da base de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS).

Em Bento Gonçalves, no mês de julho, foram fechados 232 postos de trabalho, um decréscimo de 0,57% sobre o total de empregos formais. Nesse período, nenhum setor abriu postos de trabalho. O setor que mais fechou postos de trabalho foi a Construção Civil com 85 vínculos encerrados, seguido pela Indústria de Transformação, com 80 postos fechados. O saldo acumulado no ano é de 611 vínculos a menos. Nos últimos 12 meses foram fechados 2.194 postos de trabalho no município, um decréscimo de 5,14%. Nesse mesmo período nenhum setor criou postos de trabalho. O setor que mais fechou postos de trabalho nos 12 últimos meses foi o da Indústria de Transformação, com 1.482 vínculos encerrados. Nenhum setor obteve crescimento relativo no período. Mais informações no site da UCS, no link Pesquisa e Inovação.

Cursos auxiliam na gestão do tempo e controle da ansiedade Respectivamente, os cursos de extensão “Como transformar a ansiedade em fator de sucesso” e “Como superar as dificuldades da gestão do tempo e estar mais focado”. As atividades são destinadas a profissionais das mais diversas áreas, estudantes e comunidade em geral que buscam intensificar seu desempenho por meio de ferramentas específicas de administração do tempo, de autoconhecimento e autogestão, possibilitando crescimento na carreira e o alcance de objetivos pessoais. Os cursos serão ministrados por Makerli Prigol, bacharel em Serviço Social e coach de vida e de carreira. Mais informações pelo e-mail [email protected]. As inscrições podem ser feitas pelo site www.ucs.br, no link Extensão.

Competição Regional de Foguetes ocorre no Carvi
A 1ª Competição Regional de Foguetes, que acontece no dia 24 de setembro, no Carvi, irá reunir 17 equipes – e 51 participantes – de escolas de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Faria Lemos, Garibaldi, Carlos Barbosa e Vacaria. A proposta de ensinar a ciência de forma interativa e divertida é a grande meta dessa competição, destinada a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e a estudantes do Ensino Médio. O evento permitirá aos competidores entrarem em contato com a ciência e a tecnologia, por meio da confecção de foguetes.

Entre os objetivos da atividade estão: oportunizar o despertar da vocação científica, através de atividades científicas voltadas às ciências e tecnologia; desenvolver nos participantes a necessidade de busca e aprimoramento de conhecimentos na área científica; inserir a educação científica no dia a dia das instituições de ensino básico; despertar o interesse dos alunos para cursos de engenharia, tecnologia e ciências; apresentar aos alunos um campo de atuação das engenharias, tecnologias e ciências exatas em geral. A competição inicia às 8 horas e é promovida pelo Centro de Ciências Exatas e da Natureza e Tecnologia, pelo Núcleo de Apoio ao Ensino da Matemática, pelo Núcleo de Apoio ao Ensino da Física e pelo Grupo Gincarvi Jr. – Tecnologia em Foguetes.

Curso Adobe Illustrator
Outro curso de extensão com inscrições abertas é o “Adobe Illustrator: Criação e Desenho Vetorial”, que será realizado nos dias 24 de setembro e 1º de outubro no Carvi. A atividade será ministrada pelo publicitário e especialista em Marketing Estratégico João Fernando Júnior. O curso – destinado a acadêmicos e profissionais das áreas da Comunicação, Design e demais interessados – objetiva capacitar o participante a utilizar as funções básicas do software, bem como os recursos disponíveis e a aplicação dos mesmos na elaboração e finalização de peças publicitárias ou de design. Informações pelo e-mail: [email protected] e inscrições pelo site www.ucs.br, no link Extensão.

Inscrições abertas para cursos de especialização
O Carvi está com as inscrições abertas para os cursos de Especialização em Ensino da Matemática e Planejamento Tributário Contábil. As inscrições podem ser feitas pelo site www.ucs.br, no link Ensino. As atividades serão realizadas no Carvi. Informações pelo site www.ucs.br, no link Ensino.

A pós-graduação em Ensino da Matemática inicia no final de setembro e as inscrições podem ser feitas até o dia 20 de setembro. O curso tem como objetivo propiciar a melhoria da qualificação profissional de professores de Matemática das séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, em plena atividade no sistema de ensino, em termos de conteúdos de Matemática, de aspectos teóricos, estratégicos e metodológicos, e do uso de novas tecnologias no ensino de Matemática. É destinada a graduados com Licenciatura Plena em Matemática, Licenciatura de Curta Duração em Ciências e Licenciatura em áreas afins desde que lecionem Matemática nas séries finais do Ensino Fundamental (5º a 9º ano) e/ou Ensino Médio.

O outro curso de especialização – Planejamento Tributário Contábil – é destinado a graduados em Ciências Contábeis, Administração, Economia e Direito e as inscrições podem ser feitas até o dia 16 de outubro. O curso objetiva preparar e qualificar profissionais para conhecer as diversas espécies tributárias existentes no Brasil, bem como a sua influência no aspecto contábil e fiscal no momento de se fazer um novo investimento, através de planejamento tributário.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.