Com o avanço da COVID-19, algumas Defensorias do Estado passam a atender de forma remota

Em Bento, o atendimento ainda está normalizado, com acesso ao público, mas diversos procedimentos estão acontecendo de forma on-line

Felipe Daroit – Ascom DPE/RS

Diante do aumento de casos confirmados de covid-19 entre membros da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS), a Administração Superior informa que algumas sedes estão sendo fechadas temporariamente para atendimentos presenciais. O atendimento remoto (por telefone ou e-mail), no entanto, segue acontecendo, de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h. Após a confirmação do fechamento, a previsão para o retorno ao atendimento presencial é de 15 dias.

A medida visa garantir a proteção dos assistidos, defensores, servidores e estagiários. Os casos envolvendo fechamentos das unidades estão sendo analisados pontualmente pela Comissão de Crise da DPE/RS.


Em Bento Gonçalves a unidade ainda funciona normalmente, com acesso ao público. Mas a equipe ressalta que diversos atendimentos estão sendo mantidos no formato on-line, pensando no conforto dos assistidos. “Acabou-se criando uma rotina natural, pela qual os documentos tramitam por e-mail. Os próprios assistidos assimilaram e gostaram”, ressalta o defensor Rafael Carrard.

Orientação à população

Em razão das alterações, a Administração Superior solicita que os assistidos, primeiramente, entrem em contato por telefone antes de se deslocarem para a Defensoria, a fim de verificar se a mesma encontra-se aberta ou fechada para atendimentos presenciais. Os telefones e endereços podem ser consultados clicando no banner virtual, no topo do site www.defensoria.rs.def.br. Em Bento Gonçalves, o telefone é o (54) 3453-6989.