Comemorações de Santo Antônio têm início em Bento

Dia começou com a Alvorada Festiva às 6h, seguida da benção dos pãezinhos de Santo Antônio. Haverá missas durante todo o dia e, ao meio-dia, será servido o almoço festivo. Também haverá benção da cidade em um helicóptero

Foto: Divulgação/Paróquia Santo Antônio

As comemorações do dia de Santo Antônio tiveram início logo cedo pela manhã em Bento Gonçalves. Às 6h os bento-gonçalvenses puderam escutar a tradicional Alvorada Festiva, com o toque dos sinos nas comunidades. Logo em seguida, os famosos pãezinhos de Santo Antônio foram abençoados para distribuição à população durante as celebrações. Os 40 mil pães foram abençoados pelo padre Volmir Comparin.

A 144ª Festa de Santo Antônio contará com missas durante todo o dia, até às 18h. Às 15h, a missa será campal e presidida pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, seguida de procissão com o Padroeiro pelas ruas centrais da cidade. A celebração campal também terá tradução simultânea na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Às 18h, a Missa em ação de graças também marcará a apresentação dos casais festeiros de 2023. Todas as missas serão transmitidas pelas redes sociais da Paróquia Santo Antônio e diversas rádios e canais de televisão. Às 10h, a celebração terá transmissão ao vivo pela TV Canção Nova Rio Grande do Sul – Canal 41,1 digital.

Ao meio-dia, no Salão Paroquial, será servido o almoço festivo. Restam ainda alguns ingressos ao valor individual de R$ 70,00. Eles podem ser adquiridos com os casais festeiros e festeiros jovens da 144ª Festa Santo Antônio. O cardápio terá: sopa de capeletti, lesso, piem, suíno, churrasco, frango, saladas, maionese e pão, além de vinho, refrigerante de garrafa, água e sagu com creme, de sobremesa.

Os fiéis e devotos de Santo Antônio também poderão manifestar sua solidariedade: haverá campanha de coleta de alimentos para a Casa Pão dos Pobres, da Paróquia. As doações podem ser entregues às equipes de voluntários nas Missas do dia 13 de junho. No pátio do Santuário Santo Antônio, equipes estarão distribuindo os tradicionais pãezinhos de Santo Antônio. Nesta edição serão entregues 40 mil pãezinhos. Além disso, os frades franciscanos estarão à disposição para bênçãos individuais e confissões.

Benção à cidade

Além da programação intensa de missas, almoço de confraternização e procissão com a imagem do Padroeiro, haverá a bênção à cidade de Bento Gonçalves. Ofertado por um devoto, sobrevoo de helicóptero será acompanhado pelo padre Luís Carlos Conci, que irá abençoar o município, ao final da procissão, ponto alto da 144ª Festa de Santo Antônio.

O sobrevoo deve acontecer entre às 16h15min e 16h30min e o convite é para que os devotos que não estiverem na procissão se coloquem nas janelas de suas casas para receber a bênção, por intercessão de Santo Antônio.

Programação do dia 13 de junho | Segunda-feira | Todas as Missas serão transmitidas pelas redes sociais da Paróquia Santo Antônio

06h – Alvorada Festiva com o toque dos sinos

07h – Missa no Santuário Santo Antônio

08h30min – Missa no Santuário Santo Antônio (Rádio Difusora 890AM)

10h – Missa no Santuário Santo Antônio (TV Canção Nova RS – Canal 41,1 Aberta)

12h – Almoço Festivo no Salão Paroquial

15h – Missa Campal, em frente ao Santuário Santo Antônio (Rádio Difusora 890AM, Rádio 1070AM, TV Serra – Canal 26 e 526 da NET, TV Com – Canal 14 da NET)

16h – Procissão com a imagem de Santo Antônio (ruas General Gomes Carneiro, Barão do Rio Branco e Cândido Costa, retornando pela Marechal Deodoro, até o Santuário Santo Antônio)

18h – Missa em ação de graças no Santuário Santo Antônio, com apresentação dos festeiros de 2023 (Rádio Miriam Caravaggio 1160AM)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.