Comitiva do Consulado geral dos Estados Unidos em Porto Alegre visita a UCS em Caxias

Em sua primeira visita a Caxias do Sul, representante do governo americano na capital gaúcha conheceu as iniciativas da Universidade voltadas à inovação desenvolvidas na UCSGRAPHENE e no TecnoUCS

A Universidade de Caxias do Sul recebeu na última sexta-feira, 10/06, a visita de comitiva do Consulado Geral dos Estados Unidos em Porto Alegre com a presença do cônsul geral, Shane Christensen, que veio a Caxias do Sul pela primeira vez – ele assumiu o posto em 2020 -, acompanhado da assessora para Assuntos de Educação e Cultura Marianne Scholze Behs.

A agenda de aproximação teve início na planta de produção de grafeno UCSGRAPHENE, onde foram apresentados pelo coordenador, professor Diego Piazza, às políticas brasileiras de incentivo à utilização do grafeno, movimento que definiu como pioneiro. A dupla conheceu o trabalho realizado na planta, que resulta de mais de 18 anos de pesquisa e geração de tecnologia. “A UCSGRAPHENE é genuinamente brasileira, com cem por cento de sua matéria-prima vinda do Brasil”, contextualizou Piazza, pontuando, ainda, a presença em âmbito mundial e a dedicação no estabelecimento de parcerias com empresas para a aplicação do grafeno no desenvolvimento de produtos, que já soma mais de 200 interlocuções. Entre elas, a primeira internacional foi com a norte-americana Ford. O professor e o cônsul afirmaram o potencial e a disposição para que as conexões internacionais avancem.

Na sede do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação – TecnoUCS, o grupo foi apresentado às iniciativas de fomento à pesquisa avançada, empreendedorismo e geração de inovação, e às empresas e instituições associadas, incubadas e residentes no Parque, como a Ford. O roteiro incluiu visita às instalações da Marcopolo Next e da Marco Zero, empresas de inovação da Marcopolo sediadas no Bloco 59.

Destacando o posicionamento institucional da UCS enquanto agente de transformação, a pró-reitora de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico Neide Pessin reforçou a importância do trabalho desenvolvido no sentido de aproximar a academia das necessidades sociais. “Temos que entregar produtos que tenham valor e façam sentido para a sociedade”, afirmou, contextualizando que faz parte do DNA das universidades comunitárias o trabalho para alavancar o desenvolvimento tecnológico. O coordenador executivo do TecnoUCS, César Panisson, ainda mencionou o movimento de as empresas reconhecerem, na Universidade, a excelência acadêmica e o local de transformar o conhecimento em novos negócios, em valor de mercado. O coordenador de Pesquisa da UCS, Matheus Parmegiani Jahn, também participou da acolhida.

No gabinete da Reitoria, o grupo foi recebido pelo reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, que ressaltou a importância das conexões, como a estabelecida no encontro. “Nosso interesse é ser uma instituição internacional, o que se dá a partir da parceria com os outros países por meio de áreas como a pesquisa e a pós-graduação”. O vice-reitor, professor Asdrubal Falavigna, reforçou a disposição da Instituição em colaborar com novas oportunidades que possam se estabelecer junto ao consulado. E o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Everaldo Cescon, acrescentou a dedicação da Instituição na promoção da mobilidade entre os alunos, pesquisadores e docentes, e o interesse na realização de programas de dupla certificação. Integrou a recepção na Reitoria o chefe de gabinete Marcelo Faoro de Abreu.

O representante do governo americano na capital gaúcha manifestou alegria pela primeira visita a Caxias e se disse impressionado por iniciativas como a parceria entre a Ford e a UCSGRAPHENE. Dentre os objetivos de fortalecimento em cooperação, destacou a área de Educação e Cultura, “na qual queremos nos aproximar de vocês”. Mencionando a parceria já estabelecida em iniciativas como o Escritório EducationUSA, sediado na UCS, e o Programa English Language Fellow, incentivou: “podemos fazer muito mais”.

O grupo da UCS que atuou na interlocução e recepção da comitiva para o roteiro também foi composto pela coordenadora de Relações Internacionais, Fabiola Sartori, e pela coordenadora do Escritório EducationUSA UCS e do Programa de Línguas Estrangeiras, Sabrina Bonqueves Fadanelli.

Comung
Na sequência, o grupo participou de uma videoconferência, transmitida pelo gabinete da Reitoria, de Encontro dos Assessores Internacionais das Universidades do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas – Comung, que é integrado pela UCS. A coordenadora do Grupo de Trabalho de Internacionalização do Comung, a coordenadora de Relações Internacionais da UCS, Fabiola Sartori, explica que o GT visa à aproximação dos consulados e universidades. “Já tivemos encontros com Portugal, Itália, e agora EUA. Ainda neste mês, teremos a Espanha. Queremos apresentar as ações já realizadas e em andamento entre a comunidade acadêmica do Consórcio e seus parceiros no país de cada consulado”. Na ocasião, também foi possível reiterar diretamente ao cônsul a disponibilidade e o interesse em colaborar com parcerias em futuros programas, projetos ou eventos.

Relação com o Consulado
A Universidade já tem histórico de parcerias com o Consulado Americano em Porto Alegre tendo sido contemplada para o recebimento de programas e ao sediar uma unidade do EducationUSA, escritório de apoio à comunidade nas relações educacionais internacionais que oferece orientação sobre o Ensino Superior nos Estados Unidos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.