Como funciona a contagem de votos para vereador?

Nesse domingo, 15/11, a população de Bento Gonçalves poderá escolher entre 231 nomes para ocuparem as 17 cadeiras da Câmara de Vereadores do município. Entretanto, diferentemente dos votos para prefeito, os vereadores são eleitos por meio do sistema proporcional, e não majoritário. Ou seja, não basta apenas conquistar o maior número de votos.

O sistema proporcional tem como base o cálculo do coeficiente eleitoral, que é a quantidade mínima de votos que um determinado partido deve ter para conseguir uma vaga no Legislativo. Para tanto, são contabilizados todos os votos válidos (o que não inclui votos nulos e brancos) dos eleitores de Bento. Em seguida, se divide esse total pelo número de vagas na Câmara – que no município são 17. “O número obtido, que normalmente gira em torno de 5 mil, é o coeficiente eleitoral”, explica o chefe do Cartório da 8ª Zona Eleitoral, Ricardo de Abreu. Dessa forma, apenas partidos isolados e coligações que atingem o quociente eleitoral têm direito a alguma vaga.


Arquivo SERRANOSSA
 


O número total de votos válidos conquistados por um partido ou uma coligação deve ser dividido pelo coeficiente eleitoral, que dará o número total de vagas conquistadas pelo partido na Câmara. “Se um partido teve três vagas conquistadas pela votação, por exemplo, os três primeiros mais votados entram como candidatos eleitos”, explica de Abreu. 

Em outras palavras, para conhecer os deputados e vereadores que vão compor o Poder Legislativo, deve-se, antes, saber quais foram os partidos políticos vitoriosos para, depois, dentro de cada agremiação partidária que conseguiu um número mínimo de votos, observar quais são os mais votados. 

Havendo sobra de vagas, divide-se o número de votos válidos do partido ou da coligação, conforme o caso, pelo número de lugares obtidos mais um. Quem alcançar o maior resultado assume a cadeira restante.

Conforme as estatísticas do TSE, a maioria dos 231 candidatos é dos partidos PSB, MDB e PDT. Do total, 69% são do sexo masculino, 89% são brancos e 31% têm Ensino Superior Completo. Em relação à faixa etária, grande parte tem entre 45 e 59 anos. O candidato mais novo tem 18 anos e o mais velho, 79. Também há um número considerável de candidatos com grau de escolaridade “Lê e escreve”, considerado um grau superior ao analfabetismo. 

Dos cargos mais comuns, 10% dos candidatos são empresários, quase 9% são aposentados,  3,5% são advogados, 3,56% são vereadores e 3,16% são comerciantes. 


Confira a lista de candidatos a vereador em Bento Gonçalves clicando aqui.