Confira a agenda social de Bento na coluna de Quel Konrad

Lideranças de diferentes setores produtivos da Serra Gaúcha marcaram presença na primeira palestra-jantar do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), que teve como convidado o prefeito municipal Diogo Siqueira. No registro, representantes da Vinícola Aurora, Sebrae e SEGH.


 

“Ser criança”: novo trabalho de Laura Dalmas

A barbosense Laura Dalmás, que ficou conhecida quando participou da quinta edição do programa The Voice, em 2016, da Rede Globo, lança nesta sexta-feira, 03/09, a primeira música do seu novo álbum: “Ser Criança” está disponível em todas as plataformas e é a primeira canção a fazer parte do álbum “Minha Essência”, que tem previsão de lançamento em janeiro de 2022. Composta e produzida por Laura e Cristian Sperandir, “Ser Criança” flutua entre o Pop e a MPB, gêneros musicais com os quais a artista se identifica e busca referências. “Sempre ouvi Marisa Monte, Tiago Iorc, Corinne Bailey, HER e Elis Regina que até hoje me inspira a não ter medo de dizer o que quero e como quero”, destaca Laura que compôs sua primeira música aos 15 anos.


foto: Débora Zandonai

 

Suco orgânico Aurora

A Vinícola Aurora, a maior produtora nacional de suco de uva integral e a marca mais lembrada na categoria pelos varejistas brasileiros, segundo pesquisa da S/A Varejo, lança mais uma novidade saudável, nutritiva e saborosa para o mercado. Está em distribuição pelo Brasil o suco de uva tinto integral Aurora Orgânico, sem adição de açúcar, água, corantes, conservantes, lactose, glúten, GMO (Organismos Geneticamente Modificados) e sódio, preservando os benefícios e o gosto natural da fruta.


Eduardo Benini

Garibaldi Gastrô

O Garibaldi Gastrô 2021, evento que proporciona diferentes experiências gastronômicas, fez uma seleção de aromas que vão alimentar os temas do “Conexão Gastronômica” em mais de seis horas de muita informação. Mel, café, especiarias, erva-mate, chás, vinho, fermentados compõem um menu rico em conteúdo vinculado à natureza, produção local e cozinha autoral serão termas de  bate-papos conduzidos por 22 profissionais, entre eles chefs, cozinheiros, empreendedores, agricultores, professores, enólogo, sommelier, viticultor, ecólogo, historiadores, pesquisadores, teablender, confeiteiros e consultores, que estarão compartilhando conhecimento numa transmissão simultânea direta do estúdio montado no Hotel Casacurta, através de uma plataforma privada. Cada participante terá login e senha únicos. O valor por pessoa é de R$ 50. As Inscrições já podem ser feitas pelo https://www.sympla.com.br/garibaldi-gastro-2021__1287538. Estudantes de Gastronomia pagam 50%.
 

Decorare abre suas portas

Na noite da última segunda-feira, 30/08, foi realizada a abertura da Decorare Bento Gonçalves para os patrocinadores e profissionais responsáveis pela mostra. A Decorare abre oficialmente para visitantes a partir de sábado, 03/09, e segue até 17 de outubro de 2021. A mostra de arquitetura, decoração design paisagismo e engenharia e estará aberta ao público de quarta a sexta, das 18h às 22h. Aos sábados, domingos e feriados o público poderá desfrutar da mostra das 14h às 22h.







Fotos: Anderson Pagani

 

Saude mental e a projecao para o segundo semestre de 2021

Nesta edição, o Armazém Fit Store convidou a psicóloga e coaching Bernardete Miazzi Dall’onder (CRP 07/10.428) para compartilhar seu conhecimento sobre uma pauta que está em alta: a importância de cuidar da saúde mental. Confira.

“Passado meio ano e muitas expectativas sonhadas foram alcançadas, outras tantas nem sequer saíram do papel. Mas sonhar, acreditar e criar novas possibilidades deve ser o polo motor que guia e move todo o ser humano. Pois se não for assim, talvez jamais tenhamos condições de elevar nossa motivação para um nível saudável de saúde mental. 

Superar talvez não seja a palavra adequada para controlar a ansiedade e situações relacionadas à pandemia.  Pois acredito que todas estas situações que envolveram esse novo momento vieram nos “ensinar”. Muitas foram as lições, adaptações das realidades, sejam elas psicoemocionais, relacionais intra e interpessoais, ajustes e mudanças que foram além do uso da máscara e cuidados de higiene como o uso do álcool gel, que nos direcionaram ao cuidado, consigo e com o outro, seja por afeto e amor ou mesmo medos e pânico, perdas e convivência reduzidas, enfatizando maior empatia e valor à vida.

Até o momento, neste ano, muitas expectativas, planejamentos e sonhos foram frustrados. Mas também novos verbos foram aprendidos: recalcular, remanejar, ajudar, adaptar, transformar, ajustar, empatizar, permutar  e assim novas possibilidades foram surgindo. Toda crise, se olhada com atenção, direciona muitas formas novas de reconstruir, remodelar e remanejar. 
A história se repete, outras situações de dimensões nefastas e catastróficas, em dimensão ampla, já ocorreram, mas felizmente o ser humano, devido à sua plasticidade e capacidade de resiliência, consegue adequar-se, modificar e ajustar, indo  muito além de suas forças e possibilidades.

Colocar expectativas positivas, sonhos, não é só saudável, como necessário para a própria preservação do ser humano. Somos movidos por mudanças, reinventando e apropriando-nos da criatividade e do novo. Precisamos parar e avaliar este período através dos aprendizados que deixou, valorizando ainda mais o que muitas vezes não se considerava como primordial, tais como vínculos e relações familiares, amigos, gratidão pelo que se tem, saúde, trabalho, liberdade de ir e vir, reunir-se para comemorar, rir e divertir-se de forma saudável. Nós precisamos avaliar o valor que nossas relações têm, pois não tem como não olharmos para esse período da pandemia, sem perceber que temos que mudar a rota, dar nova direção e sentido para a humanidade. E todos devem estar engajados nisso.

Nas viradas de anos, pela experiência de anos anteriores, nossas expectativas de mudança sempre são altas e esperadas e algumas metas são traçadas.  Com o passar dos meses, algumas se perdem pelo caminho, abandonadas e esquecidas. Pois na verdade a mudança começa dentro, se a pessoa não desejar mudar e se esforçar, focar,  não será a mudança de ano que fará a diferença. O resultado depende do quanto nos conhecemos e somos focados, pois o autoconhecimento será o balizador  de ajuste de nosso comportamento. E se percebermos que sozinho está difícil mudar o foco, buscar um profissional competente, tal como o profissional da saúde capacitado (psicólogo) para olhar a sua saúde mental com mais atenção, não só poderá ser eficaz, mas contribuirá para direcioná-lo a ter uma mente saudável, projetos validados e emoções equilibradas. 

Logo, conhecer nosso corpo, emocional, nossas reações frente às situações, poderá nos preparar para agir corretamente diante das emoções advindas. Falar sobre os sentimentos, antecipar, mudar o rumo, verbalizar, chorar, expressar, rir podem ser canais saudáveis de expressão emocional. Saber reconhecer uma emoção negativa e controlá-la, para que não se torne nociva é sinal de que você se conhece bem e tem maturidade para administrar suas emoções. 

O nosso corpo físico precisou até aqui de proteção, de cuidados especiais, individuais e coletivos. O emocional também passou a ter um crivo mais apurado, voltado às reações de medo, ansiedade, tristeza e depressão devido à necessidade de maior isolamento social e familiar. E o espiritual precisou ser olhado numa dimensão mais pessoal e ao mesmo tempo global, prestando atenção ao pulsar da vida e desejo de ser feliz. E assim se faz necessária a parada sincera e pessoal, e nisto surge o questionamento e a busca profunda da resposta: o que está acontecendo comigo, com o outro, com o mundo?

Todo novo ciclo gera mudanças e expectativas. Mas não devemos esquecer que quem gera a mudança não é o novo ano, novo semestre, mas nossa atitude constante, que cada um, a cada dia, tem oportunidade de revisitar sua história, e fazer a diferença frente ao novo que esta chegando. De nada adianta iniciar novo semestre, se não houver planejamento, sonho, antecipando e definindo ações, atividades, objetivos para serem atingidos. E algumas estratégias são necessárias para que esse novo seja alcançado, tal como: o planejamento, o qual é uma ferramenta que nos possibilita perceber a realidade, avaliar caminhos e construir e recomeçar com foco. Não se consegue resultados diferentes, extraordinários e eficazes, se continuarmos a fazer sempre a mesma coisa. Mude, comece a mudança em você, logo ao seu redor estará tudo muito melhor e em pouco tempo o mundo estará muito mais saudável, principalmente a nível mental. Sonhe!”


 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.