Conheça Baruk: o mais novo cão policial da BM em Caxias do Sul

Cãozinho viajou cerca de 2 mil quilômetros e já está na Brigada Militar em Caxias do Sul, onde está sendo treinado para atuar na detecção de drogas e armas

Foto: Jackson Cardoso

Com apenas cinco meses de vida, o futuro do Cão Pastor Malinois já está definido. Ele viajou cerca de 2 mil quilômetros e já está na Brigada Militar em Caxias do Sul, onde está sendo treinado para atuar na detecção de drogas e armas.

O mais novo cão policial do 12º Batalhão de Polícia Militar, que ganhou o nome de Baruk, nasceu em Brasília, e é filho dos selecionados cães Zeus Van Spaalbek e Gal Taba Ruiz. O pai foi trazido da Bélgica. O nome Baruk tem origem hebraica e significa “bem-aventurado”. Por extensão, tem o sentido de “próspero”, “afortunado”, “feliz” e foi escolhido pelo soldado Leonel Tavares De Azevedo, que será o condutor do cão agora na vida militar.

Leonel já deu início ao treinamento de adaptação, obediência, ambientação, socialização, interação com pessoas, barulhos e carros e a iniciação de identificação de odor. O mais novo recruta deverá estar pronto para atuar nas ruas, a partir de um ano e cinco meses.

A aquisição de Baruk foi em decorrência de um repasse do Ministério Público, proveniente de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC). O valor foi encaminhado ao Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública – CONSEPRO, que possibilitou a compra do novo filhote, que deve assumir o trabalho do cão Lobo que já está em processo de aposentadoria.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.