Coordenadoria da Mulher e Centro Revivi lançam programação dos 16 Dias de Ativismo de Violência contra a Mulher

O marco inicial dos 16 dias de ativismo é o dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Para conscientizar sobre a data, a secretaria municipal de Esportes e Desenvolvimento Social (Sedes) de Bento Gonçalves, através da Coordenadoria da Mulher e Centro Revivi, lançou na manhã desta quinta-feira, 25/11, uma programação que visa trabalhar a prevenção da violência contra mulher.

O evento, que ocorreu na Fundação Casa das Artes, contou com a participação de estudantes das escolas EMEF Maria Margarida Zambon Benini, Instituto de Educação Cecília Meireles, Escola Municipal Princesa Isabel e do Colégio Estadual Landell de Moura. A coordenadora do Centro Revivi e Coordenadoria da Mulher, Patrícia da Rold, ressaltou a importância de abrir o diálogo com os alunos.

“É muito importante todos vocês estarem aqui hoje porque essa programação foi construída com muito cuidado e carinho, direcionando ela aos jovens. Os jovens também são formadores de opinião e tem o poder de modificar a triste realidade que vivemos diariamente em nosso trabalho na Coordenadoria da Mulher e no Centro Revivi”.

Ela destacou que “o Centro Revivi e a Coordenadoria da Mulher trabalham no atendimento e acompanhamento das vítimas de violência doméstica, sendo elas encaminhadas pela Delegacia e outros órgãos, além das que nos procuram de forma espontânea. Nós contamos com uma equipe multidisciplinar para oferecer acompanhamento psicossocial, orientação jurídica e encaminhamentos necessários”.

A Coordenadora lembrou ainda sobre a rede de apoio também na web. “Estamos muito presentes nas redes sociais, inclusive temos recebido muitas denúncias por esses canais. Trabalhamos para mostrar à comunidade que estamos de portas abertas para atender todas as mulheres que estiverem em sofrimento”.

O secretário de Esportes e Desenvolvimento Social, Eduardo Virissimo, ressaltou que o evento é um momento de crescimento no enfrentamento da violência contra a mulher. “A missão de um servidor público é cuidar das pessoas; não é só um trabalho, é um propósito de vida com que faz que eu saia na rua e olhar para uma pessoa, seja ela uma menina, uma jovem, uma mãe, que não tenha tido os seus direitos quebrados, violados. Juntos podemos cuidar melhor de todos. Tenho certeza que este evento dos 16 Dias de Ativismo vai chegar em lugares que não podem ser chegados. Temos muitas pessoas do bem que quer que isso acabe”.

O prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira salientou que a violência contra a mulher é uma causa de todos. “A gente precisa falar, discutir, precisa mostrar isso e não pode ser naturalizado na sociedade. Não é um problema que acontece em uma classe social e é necessário combater de todas as formas possíveis. Essas ações dos 16 Dias vai mostrar como é a estrutura dos órgãos e quais ações são necessárias para melhor auxiliar quem vive essa situação. Quem vai mudar a sociedade são os jovens aqui presentes vão trilhar um futuro melhor, menos violento. Todo mundo vai sair daqui com um aprendizado maior”.

Na ocasião os alunos do SCFV Carrossel da Esperança realizaram uma apresentação de dança. Após ocorreu um bate-papo com o Titular do Juizado Especial Cível, Criminal e da Fazenda Pública, juiz Thiago Dias da Cunha; a promotora Lisiane Rubin, da Promotoria da Infância; a delegada Deise Salton Brancher Ruschel, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher; a Capitã Estefanie Gomes Caetano, do 3º Bpat; e Paulo César de Carvalho, Secretário Municipal de Segurança de Bento Gonçalves.

Programação

27/11 – 9h às 12h – Distribuição de material informativo, atendimentos, orientação e agendamentos na Via Del Vino.

29/11 a 09/12 – A Coordenadoria da Mulher e o Centro Revivi estão com a agenda aberta para palestras diárias para escolas da rede de ensino pública e particular, para as séries dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Para marcar uma palestra entre em contato por meio destes números: 3055.7420 / 3055.7418 / 9. 9132.8148.

10/12 – 9h – Encerramento da programação no Hall de Entrada da Fundação Casa das Artes, com a premiação de 3 redações. Na ocasião, vai ocorrer a abertura de uma Exposição na Fundação de todas as redações participantes para que a comunidade possa visitar do I Concurso de Redação da Coordenadoria da Mulher e do Centro Revivi.

A programação dos “16 Dias de Ativismo contra a Violência Doméstica” conta com a parceria do Gabinete da Primeira-dama, das Secretarias de Educação, Cultura e Segurança, da Polícia Civil por meio da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher e da Brigada Militar por meio da Patrulha Maria da Penha.

O regulamento pode ser acessado por meio deste link: https://bentogoncalves.atende.net/cidadao/pagina/sedes-revivi-e-coordenadoria-municipal-da-mulher.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.