Corrida do fogo simbólico marca o início da Semana da Pátria

Na próxima quarta-feira, 01/09, a partir das 9h, inicia a Semana da Pátria em Bento Gonçalves. O começo do evento será marcado pela corrida do fogo simbólico, que será realizada pelo Corpo de Bombeiros a partir da sua sede, na avenida Osvaldo Aranha, até a prefeitura municipal. Para esse ano foram mantidos os Temas Nacional e Estadual de 2020, Hino Nacional Brasileiro e Força Expedicionária Brasileira (FEB) e a participação dos Gaúchos na 2ª Guerra Mundial, respectivamente. 

Já como Tema Municipal, a secretaria de Educação trouxe uma reflexão sobre os novos tempos: “Respeito à vida: um novo jeito de conviver!”. De acordo com o texto oficial da pasta pública, “a convivência caracteriza a existência humana em sociedade. Porém, não se trata de um aprendizado simples, pois o encontro com o diferente é permeado por tensões e conflitos. A empatia, a confiança e o respeito mútuo são valores necessários ao conviver e constituem experiências às quais nos dedicamos desde o nascimento. Conviver é ação exigente, pois demanda o encontro de um ponto de equilíbrio diante de visões diferenciadas de mundo”.


Foto: Emanuele Nicola
 

Assim, o tema objetiva evidenciar a busca de um olhar mais acolhedor e sensível, no qual todas as vidas importam e tem seu lugar e voz dentro da sociedade. A secretária de Educação, Adriane Zorzi, ressalta que “esse entendimento conduz a nossa atuação no sentido de salvaguardar a saúde integral de cada ser humano e do planeta. Portanto, pensar o respeito à vida como um novo jeito de conviver constitui um convite à interlocução e à ação em torno de algumas problemáticas caras à sociedade contemporânea, como a saúde, a inclusão e a sustentabilidade”.

Sessões cívicas

As instituições públicas estão convidadas para participar da abertura oficial. O diretor e mais um representante da escola, devidamente identificados (portando um banner da escola, por exemplo), poderão participar mediante agendamento prévio.

Conforme a prefeitura, a realização das cerimônias obedecerá aos protocolos de saúde em vigência, contemplando apenas uma escola em cada momento cívico.

01/09/2021 – Abertura oficial: 9 horas
07/09/2021 – Encerramento oficial: 9 horas
De 02 a 06/07/2021 – Hasteamento das Bandeiras: 9h
Arriamento: 16h

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.