Cuidado com as Sopas instantâneas

O inverno chegou e com ele vem a vontade de manter o corpo aquecido. Para isso, é normal recorrermos aos tradicionais chazinhos. Porém, nos últimos anos, uma nova mania vem fazendo parte do cotidiano dos brasileiros: o consumo das sopas instantâneas. Apesar de ser cremosa e, muitas vezes, saborosa, a utilização contínua do produto não é recomendada, pois pode provocar retenção de líquidos e também o aumento da pressão arterial. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), um envelope de 20 gramas, por exemplo, tem quase 40% da quantidade diária de sódio recomendada para o nosso organismo. Por isso, o que até então parecia algo inofensivo, requer mais atenção e cuidado.

A nutricionista Daniela Gava é uma destes profissionais que não recomenda o consumo das sopas instantâneas. Segundo ela, este tipo de alimento é muito pobre em nutrientes, não contribuindo em nada com as necessidades alimentares diárias.  Daniela lembra que as tradicionais sopinhas industrializadas possuem doses muito elevadas de sódio, podendo provocar sérios danos ao nosso organismo. Além do excesso de sal, as sopas têm baixos valores de proteína, sendo pouco nutritivas, e contêm realçadores de sabor. “Infelizmente as pessoas não têm o hábito de ler o rótulo dos produtos. Além do sódio, existe o problema dos níveis de gordura existente nestes produtos”, alerta.

Daniela Gava alerta que o consumo excessivo de sódio pode provocar a retenção de líquidos, fazendo com que possam surgir problemas renais. Por isso, ela lembra que pacientes com insuficiência renal e também as pessoas com problemas de pressão arterial devem passar longe das sopas instantâneas. Isso porque o sódio pode provocar o aumento da pressão. Para pessoas idosas, o consumo das sopinhas deve ser ainda mais restrito ou até mesmo evitado, pois elas naturalmente já tendem a reter mais sódio, ficando sujeitas a uma possível hipertensão.

De acordo com a nutricionista o melhor mesmo seria evitar o consumo das sopas instantâneas ou, pelo menos, não consumi-las regularmente, independentemente da idade.  Daniela revela que elas não devem nem mesmo ser misturadas às sopas caseiras, com a finalidade de engrossar o caldo. Pois agindo desta forma, a maioria dos nutrientes que existiam na sopa tradicional acaba se perdendo.

Marcelo Maciel

Carina Furlanetto

Leia mais na edição desta sexta-feira do SerraNossa 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Jornal SerraNossa

Orkut: http://www.orkut.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.