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Custos x lucros para sua empresa

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A famosa frase “temos que baixar os custos” está cada vez mais na moda e a globalização dos mercados tem despertado a necessidade de busca contínua por melhores processos produtivos, novas tecnologias e sistemas de gestão mais eficientes, isto por que a concorrência está cada dia mais acirrada. Chineses, coreanos e indianos passaram a ser concorrentes dos produtos brasileiros, políticas de câmbio ora favorecem a importação, ora a exportação, por isso é importante estar atento, pois além de preço é necessário ter qualidade, confiabilidade e flexibilidade.

Na ânsia de melhorar o lucro, as empresas começam a cortar todo tipo de gasto como o cafezinho, o que acaba gerando pouco resultado e muita insatisfação. Segundo Marcelo Benedetti, especialista em Custos e proprietário da Custhos Consultoria as dúvidas são as seguintes: Será que o problema está realmente no custo ou na forma com que ele é elaborado? Há informações necessárias para a tomada de decisões? O preço é estabelecido pelo custo ou pelo concorrente?

“O domínio das informações e técnicas de custeio são fundamentais para a gestão das empresas. A eficiência e eficácia dos gastos são cada vez mais necessárias para a geração de lucros, pois todo desperdício ou ineficiência dos processos contribui para o aumento nos custos e consequentemente baixa dos lucros”, explica Benedetti.

A contabilidade de custo é uma ferramenta de gestão que fornece a informação suficiente para que seja tomada a melhor decisão, embasada em dados concretos e de forma organizada. Entre as ferramentas para a melhor análise destacam-se: Análise de agrupamento de atividades; Análise dos direcionadores de Custo; Análise das atividades que agregam valor; Análise do Custo da qualidade; Análise de Rentabilidade dos clientes; Análise de Produtividade; Análise do Previsto e Realizado e Análise do Ponto de equilíbrio.

O especialista garante que o levantamento correto dos custos irá refletir no preço de venda ideal para cada tipo de produto acrescido da margem de lucro planejada pela empresa. Logo, o resultado passa a ser o fruto do planejamento e o controle das informações.

 

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