Dar esmola não é solução

Quem, ao transitar pelas ruas da cidade, nunca foi abordado por alguém pedindo dinheiro? Muitas pessoas, sensibilizadas pela situação de vulnerabilidade acabam dando esmola, o que nem sempre é a melhor solução. Em Bento Gonçalves, a campanha “Oportunidade Sim, Esmola Não” procura alertar a comunidade para outras formas de auxílio. “Não somos contra a esmola, mas queremos mostrar que há outras formas de ajudar o próximo”, salienta o secretário municipal e Habitação e Assistência Social, Roberto Locatelli.

De acordo com ele, dar esmola não é a melhor maneira porque pode, eventualmente, contribuir com a situação de vulnerabilidade e risco que as pessoas se encontram. “Entendemos que, se diminuirmos a esmola, consequentemente, haverá uma procura por parte daqueles que necessitam, de projetos sociais, programas e ações de assistência, fazendo a emancipação do indivíduo ou da família”, observa. Outro objetivo da campanha é mostrar que as pessoas possuem outras necessidades além das materiais, buscando uma postura mais humanizada em relação a esta situação.

Os panfletos distribuídos para a população mostram que dar esmolas contribui para manter as pessoas em situação de vulnerabilidade social, perpetuando a pobreza. Fatores como possibilidade de compra de drogas e álcool com o dinheiro recebido, exposição à violência física e moral e incentivo a exploração infantil e a evasão escolar, são abordados no material informativo.

A alternativa apontada pela prefeitura é a doação para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Fumdica), ao qual as pessoas físicas e jurídicas podem contribuir, deduzindo este valor da declaração do Imposto de Renda. O Fundo é administrado pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Comdica), que captou e repassou o valor de R$ 727,6 mil em 2010, atendendo a 2,4 mil pessoas. As doações recebidas por este Fundo são direcionadas para diversas ações socioeducativas contemplando as áreas de arte, educação, cultura, esporte, lazer, música, dança e inclusão digital.

A contribuição financeira para o Fumdica de Bento Gonçalves pode ser feita por meio de depósito no Banco do Brasil, agência 0181-3, conta 73123-4. Informações e contato: (54) 3055 7337 e (54) 3055 2880

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Grupo SerraNossa

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.