De bem com o trabalho

Problemas de relacionamento, estresse, desmotivação ou falta de liderança em uma equipe. As situações são comus e vivenciadas por boa parte das pessoas em algum momento da carreira profissional e, normalmente, afetam diretamente no desempenho do profissional. Afinal, quem não lembra de um chefe que não o transmitia confiança para desempenhar seu trabalho ou de um colega que não tinha a qualificação necessária para ocupar determinada função?

Uma das soluções encontradas pelas organizações para minimizar esse problema tem sido a utilização de psicólogos nas empresas. Segundo especialistas na área, 23% dos psicólogos trabalham atualmente na área organizacional, o que a torna a segunda maior da psicologia. Entre as contribuições da psicologia organizacional está a importância do entendimento do comportamento das pessoas no ambiente de trabalho. As atividades se desenvolvem desde o recrutamento e seleção de novos funcionários até o acompanhamento de pessoal, treinamento, análise de função, aconselhamento psicológico, orientação e diagnóstico organizacional com vistas ao bem estar de cada indivíduo. 

Segundo a professora de psicologia da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Fabricia Fedrizzi Bazei o ambiente no trabalho reflete diretamente na qualidade do trabalho desenvolvido. “Fatores como motivação, satisfação e qualidade no ambiente são levados em conta como o grande objetivo do nosso trabalho. Em contrapartida, temos de identificar situações de estresse, falta de liderança ou outros problemas que interfiram o bom andamento dos serviços prestados por cada um”, explica.

Confira a matéria completa na edição impressa do SerraNossa.

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Jornal SerraNossa

Orkut: http://www.orkut.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.