Defendida a primeira tese do Doutorado em Direito da UCS

A primeira tese de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Direito da UCS foi defendida no último dia 24, em encontro pela plataforma Google Hangouts Meet. Jamile Brunie Biehl recebeu o título de doutora a partir da pesquisa intitulada "A Consideração do Outro: uma abordagem sobre as práticas jurídicas de proteção das comunidades nos processos relacionados às atividades minerárias". Sobre o tema da pesquisa, Jamile explica que, embora haja conhecimento de que a exploração de atividades minerárias é importante para o desenvolvimento econômico, os impactos podem ser verdadeiramente nefastos se não forem acompanhados de práticas de proteção socioambientais.


 

Com a aprovação, Jamile se tornou a primeira doutora do Brasil na área de Direito Ambiental. Ela destaca a experiência no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Instituição como ‘especial e grandiosa’. “Além de todo apoio que recebi para a realização do trabalho, tanto no mestrado quanto no doutorado, a UCS é uma instituição extremamente acolhedora, que me permitiu estabelecer vínculos de amizade que levarei para sempre comigo.”

A orientação do trabalho ficou a cargo do professor Dr. Jeferson Dytz Marin. Da banca, participaram os professores doutores Adir Ubaldo Rech (UCS), Cleide Calgaro (UCS), Airton Berguer Filho (UCS), José Alcebíades de Oliveira Júnior (UFRGS) e Leonardo da Rocha Souza (Universidade Regional de Blumenau/SC).

Doutorado em Direito

Aprovado em 2017 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação reguladora de cursos Stricto-Sensu ligada ao Ministério da Educação, o Doutorado em Direito da UCS foi o primeiro do país a ter sua área de concentração no Direito Ambiental, com linhas de pesquisa em Direito Ambiental e Novos Direitos e Direito Ambiental, Políticas Públicas e Desenvolvimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.