Defesa Civil emite alerta em razão de percolação na barragem Passo do Meio

[Atualização: nota da empresa responsável]

"A Energética Campos de Cima da Serra acionou, neste sábado (25/7), o nível de segurança de emergência conforme estabelecido no Plano de Emergência (PAE) da PCH Passo do Meio, localizada no município de São Francisco de Paula (RS). A empresa, que realiza o monitoramento contínuo das estruturas operacionais, detectou percolação no vertedouro da usina, e mobilizou imediatamente equipes com especialistas técnicos para avaliar a questão. A Energética Campos de Cima da Serra segue executando as atividades do PAE em conjunto com as autoridades locais, a fim de garantir o seu cumprimento e manter os níveis de segurança nele previstos".

 

Neste sábado (25/7), a Defesa Civil Estadual emitiu alerta em razão da detecção de percolação (espécie ele infiltração causada pela lenta circulação de água através dos poros no solo ou rocha permeável) no corpo da barragem Passo do Meio, entre São Francisco de Paula e Bom Jesus.


Caso venha a romper, há duas outras barragens que poderão ser esvaziadas emergencialmente para comportar a água da primeira.

Conforme comunicado emitido pela empresa "as circunstâncias ocorridas fazem com que devam se precaver e colocar em ação as diretivas de atuação emergencial relacionadas à proteção e defesa civil, levando em consideração o conteúdo de sua cópia do Plano de Ação de Emergência – PAE da Barragem da PCH Passo do Meio e os respectivos Mapas de Inundação". Uma equipe de engenheiros da empresa foram acionados e estão deslocando do Rio de Janeiro para o Rio Grande do Sul.

De forma preventiva a Defesa Civil Estadual emitiu um alerta via SMS para os moradores de comunidades ribeirinhas ao longo do curso do rio das Antas para que entrem em contato com a Defesa Civil do seu município. O alerta foi enviado para moradores de Antônio Prado, Bom Jesus, Campestre da Serra, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Monte Alegre dos Campos, Nova Pádua, Nova Roma do Sul, São Francisco de Paula, São Marcos e Vacaria.

A Coordenadoria Regional de Defesa Civil está prestado suporte e assistência técnica aos gestores municipais.