Degustar é para todos os sentidos

A partir de 27 de maio, a Serra gaúcha se integra para celebrar o Dia Estadual do Vinho. Quem comemora não é apenas a cadeia vitivinícola, mas todos os apreciadores da bebida e o universo turístico, cultural e econômico que ela movimenta. A data pode ser festejada ainda por uma parcela especial da população a partir deste ano, graças à iniciativa pioneira da vinícola Lovara, de Bento Gonçalves. O rótulo em braile do vinho Gran Lovara proporciona uma experiência completa de degustação aos deficientes visuais.

A vinícola produziu 10 mil unidades do vinho com o rótulo especial. O diferencial foi aplicado primeiramente no Gran Lovara da safra de 2005, mas, conforme representantes da vinícola, há intenção de no futuro ampliar a iniciativa para outros produtos. A bebida é resultado da mistura de três castas de uva: merlot (60%), cabernet sauvignon (25%) e tannat (15%).

Serra celebra data
O Dia Estadual do Vinho foi criado em 11 de dezembro de 2003. A programação deste ano conta com cerca de 200 atrações de 27 de maio a 5 de junho, já que mobiliza 60 vinícolas e 80 estabelecimentos, entre restaurantes e hotéis, além das atividades da agroindústria, comércio, agências de turismo e eventos culturais. Os festejos serão distribuídos entre Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul e em Porto Alegre (de 1º a 5 de junho nos armazéns centrais do Cais Mauá).

Em Caxias do Sul, a largada para o Dia do Vinho será dada pelo chafariz da Praça Dante Alighieri, que ganhará tonalidade bordô a partir do dia 27. Outro sinal do período festivo será a iluminação no mesmo tom dos principais atrativos turísticos de Caxias, como a Casa de Pedra, o Monumento ao Imigrante, o Jesus Terceiro Milênio, o Museu Municipal e a Estação Férrea. As rotas turísticas do município contarão com pacotes especiais e degustação de vinhos. Hotéis e restaurantes também vão oferecer descontos.

Bento Gonçalves vai apostar na tradição aliada à inovação. Entres os destaques, há desde o filó, encontro típico da cultura italiana com farta gastronomia, músicas, jogos e um workshop para debater o impacto das redes sociais no mercado do vinho – novidade deste ano.

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Jornal SerraNossa

Orkut: http://www.orkut.com.br

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.