Departamento de Voluntariado do Hospital Tacchini comemora seus 20 anos de fundação

Um encontro marcado pela informalidade foi realizado no Galpão Crioulo da APAE e serviu para festejar os 20 anos de fundação do Departamento de Voluntariado do Hospital Tacchini de Bento Gonçalves. O evento aconteceu no último dia 19 e reuniu as senhoras que integram o grupo atual, liderado pela presidente Nanci De Ré, bem como aquelas que já fizeram parte do departamento, além de apoiadores, colaboradores e o superintendente executivo, Hilton Roese Mancio. Na ocasião, a presidente Nanci fez um agradecimento a todas as voluntárias e entregou uma lembrança marcando a data.

O Departamento de Voluntariado do Hospital Tacchini foi fundado no dia 24 de abril de 1996, por iniciativa da superintendência da instituição, tendo os hospitais Albert Einstein e Sírio Libanês como modelos de gestão nesta área. Na ocasião, foram convidadas senhoras da comunidade de Bento Gonçalves que, prontamente, se dispuseram a fazer parte deste trabalho voluntário, tendo como foco os pacientes internados pelo SUS no Hospital Tacchini.

Inicialmente, o objetivo do grupo era confeccionar enxovais para os recém-nascidos, costurando e reformando roupas usadas, fazendo peças em tricô e crochê. Após, foi montada e organizada uma farmácia, onde remédios eram doados pelos médicos (através de amostra grátis) para a comunidade, sempre tendo prescrição médica.

A partir de 2003, teve início um trabalho de atendimento na área da Psiquiatria e algumas voluntárias realizaram, inclusive, serviços de estética, com corte de cabelo e embelezamento das mãos.

Por celebração das principais festas do ano, como Páscoa, Dia da Criança e Natal, as voluntárias realizam a distribuição de mimos aos adultos e crianças internados pelo SUS. É uma forma de levar adiante sentimentos de solidariedade e amor ao próximo, amenizando o sofrimento dos mais carentes.

Hoje, o Departamento de Voluntariado do Hospital Tacchini colabora com outras entidades assistenciais do município, repassando o que não é utilizado no seu trabalho. Recebem apoio do grupo o Centro Espírita Nossa Casa, Lar da Caridade, Comunidade Santa Rita, Pastoral da Caridade da Paróquia Cristo Rei, Ação Social São Roque, além de algumas ONGs.

O grupo tem o trabalho voluntário de 39 senhoras, além de outras 13 colaboradoras que auxiliam durante o ano em diferentes frentes.

Foram presidentes do Departamento de Voluntariado do Hospital Tacchini: Erci Gregoletto Molinari, Elene Pegoraro Callegari, Ana Maria Guerra Calcagnotto, Marisa Stefani, Mara Donadel Carvalho, Soelí Cobalchini Poletto, Maria Inês Gregoletto Cobalchini, Nely Rosa Schenatto, Vani Scussel Bergamin, Maria Bernardete Copini Geimba e, atualmente, Nanci Lorita Rech Da Ré.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.