Deputado Bibo Nunes diz que estudantes da UFSM que protestaram mereciam ser “queimados vivos”

Deputado federal que não conseguiu se reeleger atacou alunos em transmissão na internet

Deputado fez transmissão na internet com críticas
Deputado fez transmissão na internet com críticas . Foto: Reprodução

Durante uma transmissão pela internet, o deputado federal Bibo Nunes (PL) afirmou que estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) que protestaram contra o corte de verbas mereciam ser “queimados vivos” como no filme “Tropa de Elite”.

“Ser rico não é problema. Agora ser rico e não ter noção, como esses aí. Ser rico e não ter noção, ser uns coitadinhos. É o filme ‘Tropa de Elite’. Sabe o quê que aconteceu? Olha o filme um. Pegaram aqueles coitadinhos, que coitadinhos! Aqueles riquinhos ajudando pobres, que se deram mal, queimaram vivo dentro de pneus. Queimaram vivos dentro de pneus! E é isso que esses estudantes alienados filhos de papai que tem grana merecem!”, disse. E completou: “Não que eu queira isso, mas merecem, porque eles estão arriscando acabar com nosso Brasil que está crescendo muito bem. Um Brasil que não tem mais roubo, um Brasil que acabou com a corrupção”.


Bibo Nunes acrescentou mais críticas ao longo da transmissão. “Esses estudantes da UFSM nunca fizeram e nunca farão. Sempre dependeram da mesada do papai e da mamãe, são alienados. Se o Brasil dependesse desse tipo de jovem, seria um caos, o país mais fracassado do mundo”, afirmou. “Esses são os estudantes da UFSM que foram protestar com viva Lula, Lula Lá. Vocês têm que viver no lixo, no esgoto, porque vocês produzem nada”, afirmou.

“Sou o deputado federal Bibo Nunes, vocês são a escória, a vergonha, não produzem nada”, reforçou o deputado. “São parasitas que querem esconder essa incompetência de vocês sendo através de um ‘L’ de Lula ladrão”, acrescentou. “Estamos numa grande campanha para que Bolsonaro vença a reeleição. Ou você quer comer gato e cachorro daqui a alguns anos?”, disse.

O ex-reitor da UFSM Paulo Burmann saiu em defesa dos alunos em seu perfil pessoal do Instagram. “Triste em ver esse injusto e covarde ataque à UFSM, atingindo o conjunto de estudantes da Universidade. Ofendeu e desqualificou estudantes e suas famílias que se manifestaram pacificamente contra os cortes que vêm sendo feitos na educação, na saúde e na ciência para alimentar o orçamento secreto que, entre outras coisas, impossibilita que eles continuem seus estudos e que a ciência avance”, comentou. “É agressivo o tempo todo, mas chega ao absurdo de intimidar jovens estudantes, inclusive ameaçando-os com morte e tortura”, afirmou.

Presidente da Assembleia pede investigação após fala de Bibo Nunes

Depois de o deputado federal Bibo Nunes (PL) dizer que estudantes da UFSM mereciam ser queimados vivos, o deputado e presidente da Assembleia Legislativa, Valdeci Oliveira (PT), e o radialista Luciano Guerra formalizaram representação contra a manifestação publicada pelo deputado. Nesta manhã, foi solicitada a investigação na Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, que atuará em conjunto com a Procuradoria Regional do Município de Santa Maria para averiguar a repercussão dos fatos sob a perspectiva da tutela coletiva, além da investigação na esfera criminal da Procuradoria Geral da República.