Desfiles alegóricos, festas e shows: grande celebração deve marcar Bento em Vindima 2022

Município contará com dezenas de atrações na área urbana e no interior de 14 de janeiro a 20 de março, a fim de comemorar a boa colheita dos agricultores locais e tornar município referência nacional e internacional em vindima

Fotos: Eduarda Bucco

A programação do Bento em Vindima 2022 foi apresentada à comunidade na noite de quarta-feira, 22/12, na Via Del Vino, no embalo do coral da Famiglia Trentina do Santo Antão. Anualmente, entre janeiro e fevereiro, milhares de turistas visitam o município para acompanhar a grande celebração da colheita da uva, que marca o passado e o presente de Bento Gonçalves. Neste ano, entretanto, a administração municipal quer dar vida ao projeto de tornar Bento referência nacional e internacional em vindima, além de aproximar toda a população bento-gonçalvense da história e tradição do mundo da uva.

Por isso, a prefeitura, por meio das secretarias de Turismo, Cultura e Agricultura, preparou uma programação grandiosa, que inclui cinco festas no interior, cerca de 50 shows em diversas partes do município e seis desfiles alegóricos na área central. Em novembro, esses desfiles já se tornaram conhecidos pela polêmica envolvendo os valores totais investidos, que somam R$ 720 mil. Mesmo assim, a prefeitura argumenta a importância de, diante do trabalho de desenvolvimento do turismo que vêm sendo feito na atual administração, tornar Bento Gonçalves referência em vindima. “Precisamos subir novos degraus em nosso turismo. Fazer com que o município seja reconhecido no Brasil também como a capital da vindima. E para isso precisamos de investimento, de estratégias e de um trabalho sequencial” , disse o prefeito Diogo Siqueira durante o lançamento da programação.

Em sua fala, o secretário de turismo Rodrigo Ferri Parisotto destacou a estratégia de levar a programação não apenas para o meio rural da cidade – nas propriedades e vinícolas – como também para a área urbana. Além dos desfiles na Via Del Vino, o Bento em Vindima contará com diversos shows na área central. “Bento é turismo o ano inteiro e é para todos. A Capital do Vinho vai respirar o Bento em Vindima. Serão momentos para comemorar a safra, celebrar nossa cultura e viver este período tão importante” , comentou o secretário.

A programação musical vai levar para o Centro atrações em seis sábados – em um total de 45 shows- contando com artistas e bandas como Délcio Tavares, The Beatles no Acordeon, Os Fagundes, Rodrigo Soltton, Johnny Grace, Sbornea KontraAtraka e outros grupos musicais. “Buscamos oferecer para população uma programação diversificada. Serão atrações para todos os gostos e sendo realizadas aqui no coração da cidade”, salientou o secretário de Cultura, Evandro Soares.

Sobre os desfiles

Os seis desfiles alegóricos serão realizados aos domingos, partindo da Marechal Floriano e seguindo até a Via Del Vino, na Marechal Deodoro, totalizando cerca de 500 metros. Serão sete carros alegóricos, que retratarão a história do vinho, a fé dos imigrantes, a cultura, a formação de Bento Gonçalves e a comemoração em cima da boa safra – principal fonte de sustento dos imigrantes italianos colonizadores da cidade e de centenas de agricultores dos dias atuais. “Bento é sua gente. O trabalho dos imigrantes que fizeram aqui sua vida e construíram uma terra marcada pela força do empreendedorismo e da fé“, disse a prefeitura durante a apresentação do Bento em Vindima.

Intitulados ‘Mundo do Vinho’, os desfiles contarão com sete carros alegóricos temáticos e 150 figurantes. As sete alas serão divididas em: criação do mundo, Baco, chegada dos imigrantes, trabalho, fé, pisa da uva e a celebração da Vindima. Após a realização de cada apresentação, uma grande festa será realizada na Via Del Vino, contanto com vinho encanado e o tradicional capeletti.

Confira a programação completa clicando aqui.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.