Design moveleiro gaúcho sai de Bento para o SPFW

O que a indústria de mobiliário tem a ver com o mundo da moda? A julgar pela aposta dos consagrados nomes das passarelas – Fendi, Louis Viton, Kenzo, Hermés, Diesel – que passaram a assinar móveis, tudo. De olho nesta tendência, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) levou a indústria de móveis para o maior evento da moda nacional. É a primeira vez que o móvel ganha projeção nacional junto à moda.

O convite foi feito ao Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), reconhecido pela Apex como um dos grandes promotores do design brasileiro, especialmente pela realização dos eventos Casa Brasil e Salão Design, direcionados à valorização do design moveleiro como ferramenta de negócios e  vantagens sustentáveis. O Sindmóveis também é gestor do Projeto Orchestra Brasil – que promove a internacionalização da indústria fornecedora do setor moveleiro e conta com apoio da APEX Brasil. Ao investir no SPFW, a Apex  aposta no reforço da  da imagem do país como criador de design e na ampliação das perspectivas de negócios internacionais.

De 13 a 18 de junho, os móveis do lounge do SPFW, assinados por designers de 20 empresas moveleiras brasileiras, vão aproximar ainda mais as duas vertentes de criação. Estes móveis são de empresas expositoras da Casa Brasil 2011, e passaram pela análise da curadoria do evento. Além de dar mais charme aos bastidores da moda, as peças mostrarão a quem passar pelo espaço um pouco do design contemporâneo que será visto na Casa Brasil, em agosto.

Sobre a Casa Brasil

A Casa Brasil é um evento de design que alia negócios, informação e inspiração, por meio da exposição de produtos, seminários internacionais e mostras culturais. Promovida pelo Sindmóveis, a feira reúne as maiores marcas do País para lançar tendências em mobiliário, iluminação, decoração e complementos para ambientes residenciais e corporativos.  A Casa Brasil desponta como uma das ações responsáveis por projetar Bento Gonçalves (RS) em nível internacional como o polo moveleiro mais forte e inovador do Brasil. A próxima edição acontece entre 2 e 6 de agosto de 2011, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS).

Sobre o Projeto Orchestra Brasil

O Projeto Orchestra Brasil é resultado da parceria entre importantes instituições setoriais e do governo brasileiro, como  Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindimóveis) e Agência de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil, e conta também com o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae _RS.

Criado em 2003, hoje o projeto reúne 70 empresas do setor moveleiro – fabricantes de acessórios, componentes, ferramentas, máquinas, software para layout e matérias-primas para móveis – com o objetivo de intensificar e promover a inserção competitiva dessas e outras empresas brasileiras, deste setor, no mercado internacional de forma sustentável.

A indústria de acessórios e componentes para móveis contribui, também, para a competitividade em nível mundial da indústria moveleira brasileira, uma vez que seus produtos são parte integrante dos móveis exportados por seus clientes. Como mercados-alvo do Projeto Orchestra estão Argentina, Chile, Colômbia, México, Estados Unidos, Canadá, Espanha e Polônia.

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Jornal SerraNossa

Orkut: http://www.orkut.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.