Dia D de vacinação contra Febre Amarela será realizado nos distritos de Bento

A Secretaria da Saúde de Bento Gonçalves realiza no próximo sábado, 16/10, Dia D de vacinação contra Febre Amarela nos distritos de Faria Lemos, São Pedro, Tuiuty e Vale dos Vinhedos. A ação será realizada das 8h às 14h. O objetivo é atualizar a carteira de vacinação dos moradores do interior. A Febre Amarela urbana pode ser transmitida pelo mosquito Aedes aegpty. 

Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF

Desde 2009, o Estado não registrava presença do vírus causador, porém neste ano, houve a confirmação laboratorial da circulação em cidades da região como Farroupilha e Caxias do Sul, o que levantou o alerta para reforçar as medidas de prevenção. Segundo a coordenadora do setor de imunizações, Luíza Do Rosário, pessoas que não possuem comprovação vacinal contra a febre amarela são consideradas não imunizadas e devem procurar a unidade básica de saúde de referência. “No próximo sábado, vamos realizar o dia D de vacinação para os moradores do interior, que são áreas mais propícias para o aparecimento desta doença. Mas pedimos que todos que ainda não se vacinaram que procurem a unidade mais próxima para imunização, cada local conta com dia específico para vacinação”, destaca. A vacina contra a febre amarela precisa ser aplicada somente uma vez entre os cinco e os 59 anos. Crianças devem tomar a primeira dose aos 9 meses e um reforço aos 4 anos.  

Confira algumas dicas de prevenção:

-O fechamento de caixas de água e tambores de coleta de água da chuva deve ser completo, tampas que não se encaixam muito bem ou madeiras usadas para fechamento destes depósitos não são eficazes. Nestes casos é necessário usar plásticos ou telas antimosquitos para evitar a entrada de insetos.

-O uso de repelentes de corpo e de tomada nos locais com infestação é importante principalmente no início da manhã – entre 7h e 10h – e no final da tarde – entre 16h e 18h – que são os horários de atividade dos mosquitos transmissores da dengue.

-O mosquito da dengue não tem hábitos noturnos.     

-Fique atento aos sinais das doenças para o encaminhamento rápido a uma unidade de saúde.

Febre amarela: Os sintomas iniciais incluem febre de início súbito, calafrios, dores de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza.  

Serviço Dia D de vacinação contra a Febre Amarela 

Horário: 8h às 14h

Locais: Subprefeitura de São Pedro, Unidade 15 da Graciema, UBS Tuiuty e UBS Faria Lemos

Quem pode vacinar: pessoas entre os cinco e os 59 anos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.