Dia D em Bento recebe 81 novas bolsas de sangue

A parceria entre prefeitura de Bento Gonçalves, Hospital Tacchini e Hemocentro de Caxias do Sul realizou a 1º edição de 2023 do mutirão na terça, 18/04; as doações podem gerar até 324 bolsas de hemocomponentes

Foto: Divulgação

O 1º Dia D de Doação de Sangue de Bento Gonçalves, parceria entre o Hospital Tacchini e a prefeitura municipal, trouxe como resultado 81 novas bolsas de sangue ao estoque do Hemocentro de Caxias do Sul. As coletas, que podem gerar até 324 bolsas de hemocomponentes, foram realizadas durante toda a última terça-feira, 18/04, na Unidade Básica de Saúde Zona Sul, no bairro Botafogo. 

A quinta edição do evento teve como meta coletar 80 bolsas de sangue, mas prevendo possíveis faltas e inaptidões, foram agendados horários para 100 doadores. Ao todo, 15 pessoas não compareceram e outras quatro não puderam doar em função dos parâmetros de saúde exigidos para o dia da coleta.


Para que a ação fosse concretizada, a secretaria municipal da Saúde (SMS) proporcionou espaço físico e parte da equipe, enquanto o Hospital Tacchini disponibilizou cadeiras, equipamentos e equipe. O lanche para os doadores foi oferecido por empresas parceiras que preferiram manter-se anônimas. 

Novas edições do Dia D devem ser realizadas ainda em 2023. Em breve a data da segunda edição deste ano deve ser divulgada.