Direito: entre os cursos mais procurados e bem avaliados da UCS Bento

Quando o assunto é Ensino Superior, um dos cursos mais procurados é o de Direito. Na UCS Bento a oferta do curso iniciou em 1993 e já formou mais de 1.700 profissionais. Entre os graduados, inúmeros são advogados, juízes, promotores, delegados de polícia e ou atuam em outras profissões ligadas à área.
A atuação de um egresso na área do Direito ocorre em órgãos públicos na Magistratura (juízes, desembargadores e ministros de tribunais superiores), no Ministério Público (promotores de justiça ou procuradores da República), na Advocacia Pública (procuradores do Estado, procuradores do Município e advogados gerais da União), como Delegado de Polícia e como defensor público, em escritórios de advocacia, em departamentos jurídicos de empresas e instituições financeiras e em organizações na defesa técnica de seus interesses. Também pode atuar de forma autônoma em empresa própria ou prestar consultoria.
Conforme o coordenador do Curso na UCS Bento, professor Miguel Ângelo Santin, o curso também é importante para quem não pretende atuar na área do Direito. “Muitos graduados procuram o Curso para fins de conhecimento geral e, nesse aspecto, podemos citar empresários, médicos e outros profissionais que cursaram direito em Bento Gonçalves”, salienta.
A área política também deve ser destacada, pois prefeitos, vereadores, secretários municipais, assessores jurídicos e detentores de outras funções públicas são egressos do Curso de Direito da UCS Bento. Entre eles estão o juiz do Trabalho em Bento Gonçalves Dr. Silvionei do Carmo; a juíza de Direito no Estado de Pernambuco Dra. Fabiana Moraes Silva; a promotora em Farroupilha Dra. Jeanine Moccelin; a delegada da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher em Bento Gonçalves, Dra. Deise Salton Brancher Ruschel; o delegado em Abaetetuba (PA), Dr. Marcelo Zap Bertoncello, além de vários advogados de sucesso, entre eles, o atual Presidente da Subseção da OAB de Bento Gonçalves, Dr. Rodrigo Terra de Souza.
Na área política, entre os egressos do Curso de Direito da UCS Bento estão o atual deputado Federal Paulo Vicente Caleffi; o prefeito de Bento Gonçalves por oito anos, Guilherme Pasin; o prefeito de Carlos Barbosa, Everson Kirsch; o secretário Municipal de Administração de Bento Gonçalves, Matheus Barbosa e diversos vereadores de Bento e Região.
Na área policial, entre os profissionais de destaque estão o cadete PM na Polícia Militar de Santa Catarina Fernando Bissaco e a capitã da Brigada Militar em Caxias do Sul, Cláudia Maldaner.


“O nosso curso tem se destacado nas análises realizadas por diversos órgãos governamentais e privados. Citamos como exemplo a classificação do Curso, junto ao Guia Faculdade, o qual é organizado em parceria pelo Estadão e uma das principais startups da área educacional do País, a Quero Educação, empresa com sede em São José dos Campos (SP). Nas duas últimas avaliações, em 2019 e 2021, onde a nota máxima corresponde a cinco estrelas, o nosso curso obteve classificação quatro estrelas. Esse resultado é fruto da dedicação de todos nós, gestores, professores e, em especial nossos alunos”, frisa Santin.

SAJU: inserido na comunidade
Um dos serviços mais importantes sob o ponto de vista social, oferecido pela UCS, é de responsabilidade do Curso de Direito. Trata-se do Serviço de Assistência Jurídica – SAJU, o qual funciona no Bloco A da UCS Bento.
O atendimento ocorre mediante agendamento e abrange as áreas cível (em especial família); previdenciária e criminal (em especial defesa). O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.
“Realizamos em média cerca de três mil atendimentos por ano”, ressalta o Coordenador, lembrando que o SAJU foi aberto em 1998.
Atuar no SAJU faz parte do currículo do Curso, sendo disciplina obrigatória. Antes de se matricular no SAJU, o aluno cursa disciplinas de prática jurídica, sob a supervisão de um professor, onde aprende a elaborar peças processuais nas áreas cível, empresarial, tributária, trabalhista e criminal. Somente depois, com todo este aprendizado é que ele atuará no SAJU.
Os objetivos do Serviço são possibilitar que o aluno vivencie situações de prática jurídica, mantendo contato direto com os usuários do sistema judiciário através da participação orientada e monitorada na prestação de serviços jurídicos e na assistência jurídica gratuita às pessoas carentes de recursos. “Com isso, ele vai aprender a aplicar a dinâmica processual dos conflitos judiciais apresentados em diferentes instâncias administrativas e judiciais e como deverá ser a sua atuação”, ressalta o Coordenador.
O SAJU é destinado a pessoas crentes nas orientações jurídicas e na proposição de métodos alternativos na solução de conflitos.
Os alunos que atuam no Serviço realizam a redação de peças processuais (petições iniciais, recursos e peças intermediárias), a organização de documentos com vistas a postulação ou defesa de direitos dos assistidos, o acompanhamento de práticas administrativas forenses, entre outras atividades, sempre supervisionados por professores, os quais são devidamente inscritos na OAB/RS.

Mestrado e Doutorado em Direito
Além da Graduação em Direito, a UCS oferece cursos de Mestrado e Doutorado na área. “Esse é um diferencial fundamental para quem cursa Direito na UCS, pois o egresso pode dar continuidade aos seus estudos dentro da mesma Universidade.
“A UCS como um todo, incluindo a sede em Caxias do Sul, já formou 358 mestres e 10 doutores, sendo que o doutorado iniciou suas atividades em 2017 e o curso completo é de quatro anos’, diz Santin, que complementa: “Temos a possibilidade do egresso cursar mestrado em turmas em Bento, sendo que somente aqui já defenderam a dissertação oito concluintes”.
Sobre o Programa de Mestrado e Doutorado em Direito são mais de 20 anos formando mestres e quatro anos formando doutores. O conceito do programa junto a CAPES é quatro. Há ainda a possibilidade de dupla certificação em diversos países.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.