• Tacchini
  • Posto Ravanello
  • Vinícola Garibaldi
  • Naturepet Pharma
  • Debianchi
  • Envase

Doação de alimentos e roupas irá marcar a V Jornada Mundial dos Pobres na Diocese de Caxias do Sul

  • Envase
  • Vinícola Garibaldi
  • Naturepet Pharma
  • Tacchini

Ação convocada pelo Papa Francisco em todo o mundo tem como objetivo conscientizar os fiéis sobre a importância da vida digna para todos. Em Bento, doações serão encaminhadas à Casa Pão dos Pobres

Foto: Felipe Padilha


A V Jornada Mundial dos Pobres, convocada pelo Papa Francisco para o segundo domingo do mês de novembro de cada ano, que em 2021 será neste fim de semana, dias 13 e 14/11, será marcada por gestos de solidariedade em todo o mundo. Na Diocese de Caxias do Sul, em sinal de unidade entre as paróquias, será realizada a coleta de alimentos e roupas nas celebrações. As doações serão encaminhadas aos serviços de caridade das respectivas paróquias.

O objetivo da Jornada é exortar a Igreja e os fiéis a “sair” para encontrar a pobreza nas várias formas em que ela se manifesta no mundo moderno e estender a mão aos mais necessitados. Neste ano, a Igreja no Brasil nos aponta como tema: “Sentes compaixão?” e o Papa Francisco escolheu como lema: “Sempre tereis pobres entre vós” (Mc 14,7).

Nas paróquias de Caxias do Sul o pedido também é por garrafinhas de água mineral. Além disso, cada paróquia, de acordo com a sua realidade, poderá mobilizar outras atividades para solidarizar-se com tantos irmãos e irmãs necessitados de ajuda.
 
Em Caxias, a Diocese, juntamente com a Pastoral das Pessoas em Situação de Rua, que também é responsável pela Hospedagem Solidária, irá realizar uma ação com as pessoas em situação de rua no domingo, 21 de novembro, a partir das 09h30min, no Salão da Paróquia São Pelegrino. Na oportunidade, os Médicos do Mundo estarão oferecendo atendimento médico, odontológico, de corte de cabelo, podologia, dentre outros. Serão oferecidos o café da manhã e o almoço e, na oportunidade, atendendo ao chamado do Papa Francisco, será realizado o momento de escuta dos pobres para o Sínodo dos Bispos 2021-2023.

A partir desta quinta-feira, 11 de novembro, até o sábado, dia 13, a assessoria de comunicação irá publicar uma série de matérias com o objetivo de conscientizar a comunidade da importância de olhar para os mais necessitados e oferecer-lhes condições dignas de vida, para que possam trabalhar e cuidar de suas famílias.

De acordo com o bispo da Diocese de Caxias do Sul, dom José Gislon, a Igreja sempre manifesta sua proximidade com os pobres e, com esta ação, quer ajudar aqueles que passam por provações e necessidades, sobretudo em virtude da pandemia. “Faça seu pequeno gesto de partilha, porque esse gesto vai fazer a diferença na vida de muita gente, de crianças, jovens, idosos e também pais e mães que estão sem trabalho. Que esse Dia Mundial dos Pobres nos motive a trabalharmos na construção de uma sociedade mais justa e mais fraterna, mais solidária, porque assim o Reino de Deus cresce entre nós”, salienta.

Em Caxias do Sul, por exemplo, diversas paróquias estão organizando as coletas, como a Igreja São Pelegrino e a Catedral Santa Teresa D’Ávila, sendo que esta última contará com a presença dos voluntários da Casa Madre Teresa, que é a Pastoral Social da Catedral. Já em Bento Gonçalves, na Paróquia Santo Antônio, que nos dias 13 também celebra o Dia Votivo do Padroeiro, as doações serão encaminhadas à Casa Pão dos Pobres, que atende centenas de famílias brasileiras, indígenas e de imigrantes.