Dor nas costas: todo adulto já teve alguma vez

A lombalgia, conhecida popularmente como dor nas costas, é o conjunto de manifestações dolorosas que acontece na região lombar baixa. “Esta dor é, muitas vezes, irradia para nádegas e coxas, sendo normalmente seguida de uma contratura da musculatura lombar, o que a faz aumentar com os movimentos e melhorar com o repouso”, indica o membro da Sociedade Brasileira de Coluna e da North American Spine Society (Nass), o ortopedista Lisandro Pavan.

A crise pode acometer pessoas de qualquer idade, porém é mais comum em adultos, na faixa etária entre 30 e 50 anos. “A quase totalidade dos adultos tem pelo menos uma crise de lombalgia durante a sua vida. Algumas poderão repetir o quadro, ou até mesmo desenvolver quadros crônicos”, relata Pavan. Além disso, a dor nas costas é uma das principais causas de faltas ao trabalho. “Por esse motivo, ela representa, além de um prejuízo pessoal, alta intervenção nas relações econômicas e sociais”, frisa.

Pessoas que usam a força física para o trabalho costumam ser acometidas pela dor na região lombar, segundo o especialista Luis Eduardo Carelli, chefe do Centro de Tratamento das Doenças da Coluna do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into). “As causas podem ser genéticas, físicas – geradas pelo esforço excessivo de algum exercício – ou posturais – decorrentes do mau posicionamento”, alega.

O quadro de lombalgia normalmente é autolimitado, tendo hora e dia para acabar. As crises dolorosas se apresentam em um ciclo de dor que dura alguns dias, podendo, em certos casos, tornar-se constante ou desaparecer, retornando depois de algum tempo. Nos casos em que os sintomas permanecem por mais tempo que o esperado pelo médico especialista, a preocupação é inevitável. “Há também casos em que os sintomas mudam durante o período”, aponta.

Leia a matéria completa na edição impressa desta sexta-feira.

Andreia Dalla Colletta

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Jornal SerraNossa

Orkut: http://www.orkut.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.