Eleições 2016: saiba o que cada candidato a prefeito propõe para a área da educação

SERRANOSSA dá sequência à série especial de reportagens apresentando propostas dos candidatos para a área da educação. Em cumprimento à Lei nº 9.504, que estabelece normas para as Eleições, o SERRANOSSA disponibilizou o mesmo espaço para todos os candidatos. A publicação obedece a ordem alfabética.

Prefeito: César Gabardo
Vice: Alcindo Gabrielli
Coligação: Um novo tempo para Bento (PMDB, PSB, PSC, PSDC, PTN e PHS)

A educação é a maneira de transformar indivíduos em cidadãos independentes, produtivos, e integrados à sociedade. É remédio para evitar a criminalidade e promover a inclusão social. Em Bento Gonçalves, a educação é ainda mais importante, diante do desafio de integrar milhares de famílias que migraram para o município em busca de emprego. Educação Infantil e ensino fundamental são responsabilidades da prefeitura, e por isso, propomos:
Conceder transporte gratuito aos estudantes do ensino básico e universitários, municipais e intermunicipais. Nenhum estudante precisará pagar passagem. 
Realizar a manutenção e a modernização do transporte escolar na área urbana e rural para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. 
Valorizar o magistério e servidores da educação através da permanente qualificação dos professores, reavaliação do plano de carreira e melhoria da remuneração. 
Modernizar e ampliar laboratórios, bibliotecas e material pedagógico. 
Projeto Bento Carinhoso: construir escolas infantis e adquirir vagas nas creches da rede particular, garantindo as famílias o pleno atendimento.

Prefeito: Evandro Speranza
Vice: Manuel Aguiar Nobre
Coligação: Bento para todos (PDT e PROS)

Nenhuma criança ficará sem creche. Vamos viabilizar o aumento das vagas com parcerias com empresas, reformas, ampliações, novas creches e, sendo necessário, complementar com a compra de vagas, não deixando nenhuma desassistida. Garantiremos também que a mãe desempregada continue com o seu filho em uma creche. Também faremos o cadastro de gestantes junto à secretaria de Educação para que a mãe tenha a certeza de que a criança será atendida em uma creche.
Investimento em materiais e tecnologias para as escolas. Incentivo ao Transporte Universitário. Acabar com as filas em busca de vagas nas escolas. Viabilizar a construção de mais escolas em turno integral. Viabilizar a construção de espaços destinados para a prática da Educação Física. Contratação de profissionais, através de concurso público sério. Formação qualificada dos professores na sua área de sua atuação. Valorizar os profissionais da educação em constante diálogo com o Sindicato dos Servidores Públicos.
Viabilizar a construção de um centro de educação para portadores de necessidades especiais com um atendimento especializado e diferenciado, pensando não apenas no ensino, mas na qualidade de vida.

Prefeito: Guilherme Pasin
Vice: Aido José Bertuol
Coligação: Digo sim para Bento (PP, PSDB, PSD, PRB, Rede, PPS, PR, DEM e PTB)

Uma sociedade avança quando tem acesso à educação, esporte e cultura. O investimento nessa base gera resultados concretos para o futuro. Nosso governo implantou o conceito de Escola em Tempo Integral, com a abertura da primeira escola no Bairro São Roque.  Devemos encerrar este primeiro mandato com investimentos que superam R$ 87 milhões. Na educação ampliamos a oferta de vagas nas creches públicas e privadas.

Nossas propostas:
– Facilitar o acesso à Educação básica
– Ampliar o alcance do turno integral nas escolas, reforçando e oferecendo novas atividades, como línguas, esporte e artes
– Ampliar o Programa de Contraturno Escolar, que hoje beneficia 15 mil estudantes; 
– Ampliar a compra de vagas em creches particulares. 
– Concluir duas escolas de Educação Infantil e construir outras;
– Para os estudantes Universitários o incentivo virá com a Criação do Programa de Incentivo ao transporte universitário;
-Valorização e capacitação continuada dos Professores.

Prefeita: Neilene Lunelli 
Vice: Paulo Wünsch
Coligação: Bento mais humana (PT, PCdoB e PTdoB)

– Construir creches no Verona, Eucaliptos, Fátima, Aparecida e Nossa Sra. da Saúde;
– Verificar a viabilidade de Escola de Ed. Infantil na zona rural;
– Promover o envolvimento em iniciativas para sucesso e permanência na escola;
– Implantar o Portal Educacional;
– Reformar e ampliar as escolas, com a construção de quadras cobertas, e ampliar a autonomia administrativa, pedagógica e financeira delas;
– Priorizar a qualidade e variedade da merenda, ampliando o Programa de Agricultura Familiar;
– Ampliar e aprimorar o transporte escolar;
– Implantar novos Tele Centros Comunitários, auxílio direcionado à pessoas com necessidades especiais e expansão da internet gratuita nos bairros;
– Implantar o Programa de Educação para o Mundo, de intercâmbio;
– Fazer convênio oportunizando aos adolescentes serem inseridos no mercado de trabalho;
– Implantar o Programa Recomeço em Família;
– Valorizar os profissionais através da formação continuada com incentivo na política salarial;
– Buscar parcerias com os governos para cursos de mestrado e doutorado aos funcionários públicos;
– Lutar pela vinda da UFRGS na Serra;
– Apoiar os universitários que necessitam de transporte para outros municípios.

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.