Eleições 2016: saiba o que cada candidato a prefeito propõe para a área da saúde

SERRANOSSA dá sequência à série especial de reportagens apresentando propostas dos candidatos para a área da saúde. Em cumprimento à Lei nº 9.504, que estabelece normas para as Eleições, o SERRANOSSA disponibilizou o mesmo espaço para todos os candidatos. A publicação obedece a ordem alfabética.

Prefeito: César Gabardo
Vice: Alcindo Gabrielli
Coligação: Um novo tempo para Bento (PMDB, PSB, PSC, PSDC, PTN e PHS)

Promover a saúde da população é tarefa dos municípios brasileiros. Porém, promover a saúde não é apenas realizar exames, cirurgias e receitar remédios. Uma população saudável não é aquela que mais vai ao hospital ou ao posto de saúde, mas sim, aquela em que as equipes de saúde atuam preventivamente. Não basta termos hospitais e Unidades de Saúde, se não tivermos médicos, enfermeiros e especialistas atendendo. Uma população saudável faz a cidade melhor, mais produtiva e mais próspera.
Nossas propostas:
Aumentar a oferta de atendimento médico nas UBSs, na área urbana e rural, bem como reativar os roteiros semanais da unidade móvel nos bairros que não possuem UBS. 
Contratar consultas com especialistas na rede particular, com o objetivo de aumentar a oferta de serviços para a população e reduzir as filas de espera. 
Ampliar a carga horária das UBSs, estabelecendo a escala de funcionários para que permaneçam abertas ao meio-dia. 
Reavaliar convênios com municípios de referência, evitando deslocamentos dos pacientes para consultas médicas de rotina. 
Efetiva implantação do Hospital Público, para atendimento dos pacientes do SUS. 

Prefeito: Evandro Speranza
Vice: Manuel Aguiar Nobre
Coligação: Bento para todos (PDT e PROS)

1) Vamos criar a Clínica do Homem e Clínica da Mulher, com um ambiente diferenciado para atender a população com o tratamento preventivo de doenças, garantindo a melhoria e a humanização do atendimento na rede de saúde pública, assegurando uma postura de atenção e cuidado que responda efetivamente a expectativa da população. 2) Melhorar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde nos bairros, fazendo o atendimento preventivo para a população, evitando o deslocamento desnecessário para a Unidade de Pronto Atendimento. 3) Mais médicos e equipe especializada, garantindo o atendimento à população nos bairros e interior. 4) Atenção especial à saúde das crianças e idosos, pois são parte da população mais sensível a doenças e viroses. 5) Vamos acabar com a fila de cirurgias. Contrataremos serviços de laboratórios, exames e cirurgias para atendimento aos cidadãos, acabando com a fila nas cirurgias eletivas e controlando exames.  É inadmissível que o cidadão fique esperando meses por um exame, por uma cirurgia, é muito triste e revoltante ir à farmácia das unidades de saúde e faltar remédios básicos e de controle. No nosso governo vamos priorizar a saúde, contratando serviços de laboratório, exames e cirurgias.

Prefeito: Guilherme Pasin
Vice: Aido José Bertuol
Coligação: Digo sim para Bento (PP, PSDB, PSD, PRB, Rede, PPS, PR, DEM e PTB)

Precisamos pensar na vida das gerações presentes e futuras. Com acesso à saúde, assistência social e habitação e proteção do meio ambiente, criam-se condições favoráveis para a população viver melhor. Na saúde nosso governo ampliou a capacidade de atendimento da rede pública. Em 2015 inauguramos a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), com atendimento médio de 350 pacientes/dia. Além disso, implantamos o Pronto Atendimento 24h na Zona Norte, e construímos 07 novas Unidades Básicas de Saúde. Vamos ampliar esses serviços. Por isso nossas propostas para saúde são:

– Dar continuidade à construção do Hospital Público;
– Ampliar o serviço do SAMU;
– Ampliar o quadro de médicos e especialistas nos bairros e no interior;
– Ampliar as especialidades médicas referenciadas em nosso Município;
– Criar a central de agendamento telefônica, para acabar com as filas nos postos;
– Reformar o antigo prédio do Hospital Galassi, transferindo o setor administrativo e demais serviços da saúde, para centralizar as ações e otimizar os serviços.

Prefeita: Neilene Lunelli 
Vice: Paulo Wünsch
Coligação: Bento mais humana (PT, PCdoB e PTdoB)

– Ampliar o atendimento de saúde à população disponibilizando maior número de profissionais; – Garantir os medicamentos essenciais e os de uso contínuo; – Concluir as obras iniciadas e, principalmente, o Hospital do Trabalhador; – Apoiar o projeto de Células-tronco e articular a vinda de um Banco de Sangue; – Qualificar e ampliar as unidades de saúde, descentralizando o atendimento 24 horas; – Ampliar os programas de atendimento às dependências químicas; – Criar o Centro de Referência em Saúde da Terceira Idade; – Ampliar o programa de saúde bucal;  – Criar o espaço Mais Saúde nos bairros; – Desenvolver políticas públicas como: Melhor em Casa, Doação de Órgãos, Medicamento Fracionado, De volta para Casa, Olhar Brasil; – Construir Postos de Saúde nos bairros São Vendelino, Panorâmico, Fátima, Eucaliptos e Glória e na região do Zatt, retirando o atual da Escola CAIC, ampliando as vagas da creche; – Apoiar as ações de Fitoterapia, Homeopatia, Acupuntura, Quiropraxia entre outras; – Reativar o Centro de Oftalmologia; – Reduzir o tempo de espera para exames, consultas e procedimentos especializados, incluindo cirurgias eletivas; – Criar o BentoMama, para levar aos bairros o atendimento à mulher, com profissionais e voluntárias, através de informações e prevenção.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.