Enfim, uma proposta concreta

O debate, até então restrito ao município que iria ou não abrigar a extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs)na Serra Gaúcha, ganhou novos contornos na última semana, durante o encontro que marcou o fim do ciclo de audiências públicas para debater o tema na região. Além de apresentar oficialmente a sua candidatura para receber o futuro campus da Ufrgs, Veranópolis também inovou ao apresentar uma proposta mais concreta para a reitoria da universidade: uma área para se instalar. Até então, apenas havia a discussão sobre o município que teria as melhores condições de receber a obra: Bento ou Caxias, sem que houvesse a apresentação de uma medida concreta.

A oferta foi feita pelo diretor administrativo da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Felipe Ortiz. Ele colocou à disposição da Ufrgs uma área de 20 hectares, localizada entre Veranópolis e Vila Flores, no caminho para Nova Prata. A proposta da Fepagro deixou o vice-reitor da Ufrgs, Rui Vicente Oppermann, surpreso. De acordo com ele, deverá ser feita uma avaliação do processo de audiências públicas, o que servirá de base para a elaboração do projeto político-pedagógico a ser registrado no Ministério da Educação. Oppermann destaca que a universidade não decidirá sozinha o modelo de campus a ser implantado, tampouco o local, e que deseja contar com o apoio da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) nesse processo.

Para isso, a Amesne deve entregar entre os dias 15 e 20 de dezembro um relatório resumindo as três audiências públicas realizadas em Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Veranópolis. O documento será elaborado com apoio do Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (Corede Serra). A escolha da sede da universidade na Serra Gaúcha deve ficar mesmo para 2012. “A nossa parte no processo por enquanto encerra com a entrega do relatório. O restante ficará por conta da universidade”, estima o presidente da Amesne, prefeito de Veranópolis Waldemar De Carli.

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Grupo SerraNossa

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.