Entre a euforia e a depressão

O transtorno bipolar, também conhecido pelo nome de psicose maníaco-depressiva, é uma doença psiquiátrica caracterizada por alternância de fases de depressão e de hiperexcitabilidade ou mania. Os episódios de mudança têm a possibilidade de durar de horas a meses, com a grande probabilidade de se intercalarem com períodos de normalidade do humor.

Durante os períodos de depressão, a pessoa pode experimentar tristeza, desânimo, apatia, menor capacidade de obter prazer e, em casos mais intensos, idéias negativistas, inclusive de suicídio. Já os períodos de mania podem ser de dois tipos: a mania eufórica, na qual a pessoa sente extremo bem estar, aceleração do pensamento, alegria desproporcional, descontrole com gastos, exposição a comportamentos de risco e, em casos extremos, idéias delirantes de grandeza, e a mania disfórica, na qual o paciente experimenta raiva, irritabilidade, e por vezes descontrole de impulsos e intensa ansiedade. 

Os transtornos de humor podem iniciar em qualquer momento da vida, mas é mais comum que o primeiro episódio aconteça entre 25 e 35 anos de idade.

Confira a matéria completa na edição desta sexta-feira do SerraNossa.

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Jornal SerraNossa

Orkut: http://www.orkut.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.