Escola Mestre nomeia pomar e planta árvore em homenagem póstuma a colaborador

Seu Danilo Roman era querido por toda a equipe de funcionários e estudantes e cuidava com muito amor de pomar localizado aos fundos da escola

Fotos: arquivo pessoal e Nicolas Nalin

Um homem sorridente, com um coração enorme, sempre disposto a ajudar e querido por todos os alunos e funcionários da escola Mestre Santa Bárbara. Assim é descrito seu Danilo Roman, colaborador que permaneceu por anos auxiliando em todas as atividades da escola e que morreu no ano passado, vítima de um câncer. “Ele estava todos os dias cuidando da escola, da horta e das plantas. Cultivava esse pomar onde produzia bastante bergamota e distribuía aos alunos. No inverno ficava aquele aroma de bergamota na escola. Era um cara bem legal”, recorda o professor e vereador Eduardo Pompermayer. “Seu Danilo ajudava em todos os eventos da escola e todos os alunos gostavam de o ajudar também, para dar aquela ‘fugidinha’ da sala e também porque adoravam ele”, relata com carinho.

Mesmo acometido por um câncer, seu Danilo continuava visitando a escola sempre que podia para dar um ‘alô’ aos funcionários e alunos e garantir que tudo estivesse em ordem. Mas no ano passado, acabou perdendo a batalha contra a doença. “Ele vivia rindo, conversando e tinha uma excelente convivência com os alunos. O Mestre era sua segunda casa”, comenta a diretora Margarida Mendes Protto.

Diante das marcas eternas que seu Danilo deixou em toda a comunidade escolar, na terça-feira, 30/11, o Mestre prestou uma última e eterna homenagem ao especial colaborador: uma nova árvore foi plantada no pomar que, agora, recebe o seu nome. “Ele gostava bastante de coisas rústicas e fizemos uma placa especial para o pomar. A AAECO [Associação Ativista Ecológica] nos doou uma árvore para completar a homenagem”, relata a diretora.

Além da equipe da escola, dos estudantes e do vereador Eduardo Pompermayer, o ato também foi acompanhado pelo secretário de Meio Ambiente de Bento, Claudiomiro Dias.

Foto: Nicolas Nalin

Outras ações

Além da homenagem a Danilo, a terça-feira no Mestre contou com outras ações especiais. Por meio do Fundo Social Sicredi Serrana, pelo qual a escola foi contemplada, foi posto em prática o projeto “Trilhando pelo Conhecimento”. Agora, os estudantes contam com uma trilha natural repleta de árvores nativas, as quais foram catalogadas em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS). Também foi construída uma estufa para plantação de morangos.

Foto: Nicolas Nalin

Ainda durante o dia, foram homenageados os alunos destaques do projeto “130+1”, da obra do escritor Fabiano Mazzotti, e foi realizado o lançamento do livro “Catadores, Experiências e Disposições nas Tramas Urbanas”, do professor Ari Rocha da Silva. “Foi um momento bem especial que aguardávamos há bastante tempo”, comenta a diretora.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.