Escritor de Bento é finalista do Prêmio Minuano de Literatura

Nesta semana foi divulgada a lista de livros finalistas do Prêmio Minuano de Literatura e a Libretos Editora tem três títulos indicados: “O armário da vovó”, de Ivone Rizzo Bins, na categoria Infantil; “Como um romance”, de Charlotte Dafol, na categoria Crônicas  e “Perfumes e moscas”, de Ismael Sebben, na categoria Contos.

Natural de Bento Gonçalves, Ismael Sebben é graduado em Letras/Português, ator, professor e atua ativante na cena cultura da região promovendo eventos. Ele recebe a indicação com muita satisfação: “estou feliz por cooperar com a produção literária gaúcha, sem esquecer de todos os envolvidos no processo de publicação do livro.”

Financiado pelo Fundo Municipal de Cultura de Bento Gonçalves (FMC), Perfumes e moscas (Libretos editora, 204 páginas) reúne 21 contos – seis deles em podcast, gravados pelo próprio autor – que entrelaçam temas universais como morte, relacionamentos, desejos e necessidades, com histórias e personagens calcados na cultura local, seja do interior, nossas “colônias”, quanto do ambiente urbano. A obra traz ilustração de Fábio Valle e textos de Tabajara Ruas (escritor e cineasta) na 4ª capa, Juliano Dupont (jornalista e radialista) na orelha e apresentação de Douglas Ceccagno (escritor, professor de Literatura e doutor em Letras).

Atualmente, Ismael está trabalhando em um novo livro de contos: “Já bem adiantado no que diz respeito ao primeiro processo da escrita, antes do lapidar, e, do meu ponto de vista, com contos mais concisos. A geografia rural novamente aparecerá, as personagens transitarão e os contos conversarão”, revela.


Crédito: Haos

Os vencedores serão anunciados no dia 4 de novembro. A distinção é oferecida pelo Instituto Estadual do Livro (IEL), vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac).

No mês de outubro, Ismael participa de dois importantes eventos literários. A partir deste final de semana, ele integra a programação da 36ª Feira do Livro de Bento Gonçalves. Nos dias 09/10 e 10/10, sábado e domingo, às 14h, irá ministrar a Oficina de escrita de contos literáriosna Biblioteca Pública Castro Alves. No dia 11/10, segunda-feira, às 18h30, fará a mediação do bate-papo “Novos tempos, novas leituras” com os escritores participantes: Vinícius Nardi, Fabiano Mazzotti e Alexandre Misturini, via YouTube (canal Feira do Livro BG) e no dia 13/10, quarta-feira, às 19h30 também a palestra “Memórias de um não-leitor arrependido”, com Eduardo Krause, no YouTube (canal Feira do Livro BG).

E, no dia 31 de outubro, às 14h30, autografa Perfumes e moscas na Praça da Alfândega, no Centro Histórico, durante a 67ª Feira do Livro de Porto Alegre.
.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.