Esportivo encara decisão nas Missões

O Esportivo embarca à região das Missões na tarde desta quinta-feira, dia 30, com a incumbência de não interromper precocemente o sonho da volta à primeira divisão. Para tanto, depende de uma vitória sobre o Santo Ângelo, em partida agendada para a sexta-feira, dia 1º, pela última rodada da primeira fase da Divisão de Acesso. Um empate ou até mesmo derrota também podem garantir à equipe continuidade no torneio, mas neste caso, o alviazul também precisará contar com uma série de resultados paralelos (confira as projeções abaixo).

A esperança e confiança da comissão técnica e jogadores estão embasadas no retrospecto recente. A partir da chegada do técnico Ben Hur Pereira, o time acumulou um aproveitamento de 61,9%, que não apenas afastou a ameaça de rebaixamento, como o deixa vivo na última rodada. As circunstâncias, no entanto, ainda são bastante desafiadoras, considerando que o duelo derradeiro ocorrerá fora de casa, onde o aproveitamento do Esportivo na competição é de apenas 16,6%; e o fato de o adversário também precisar da vitória para avançar sem depender de resultados paralelos. Além do Santo Ângelo, portanto, o alviazul terá que superar a pressão imposta pela necessidade de vencer, o que não chega a preocupar o treinador. Ben Hur ressalta que a pressão pela vitória é uma constante desde que chegou e, até o momento, vem sendo bem administrada. “No futebol nunca se tem tranquilidade. Quem vive no futebol, vive sempre sob pressão. Desde que eu cheguei aqui só existe uma palavra, que é ganhar, e que bom que conseguimos mudar a situação. Se tivéssemos empatado em Farroupilha, perdido para o Glória, não vencido o São Luiz, o Santo Ângelo e o Tupi, estaríamos em uma situação muito pior. Conseguimos reverter tudo isso, então eu acho que nós temos que acreditar”, frisa.

Para a decisão nas Missões, Ben Hur poderá contar com a volta do experiente atacante Guilherme (foto), que cumpriu suspensão na última terça-feira; e do volante Fernandinho, que foi contratado junto ao Nova Prata e não pôde atuar devido a um acordo entre os clubes. Em contrapartida, poderá não ter o meia Kelvin. O principal jogador de armação sentiu dores na região do púbis e foi poupado do último treino antes da partida. Ele viajará fará um teste antes da partida para saber se terá condições. Caso não possa atuar, dará lugar a Allan Cristian. Assim, o alviazul vai encarar o Santo Ângelo com Caio; Raul, Baggio, Thiago e Sirena; Jhonny, Faísca e Fernandinho; Kelvin (Allan Cristian), Dudu e Guilherme.

Projeções para a classificação:

– Se vencer, garante vaga independentemente dos resultados paralelos.

– Se empatar, precisará contar com pelo menos dois resultados paralelos favoráveis nas três partidas restantes do grupo: derrota ou empate do Brasil-Far contra o São Luiz, empate entre Panambi e Nova Prata e derrota ou empate do Tupi diante do Glória.

– Se perder, também dependerá obrigatoriamente de pelo menos dois resultados paralelos favoráveis nos três jogos simultâneos da chave: derrota do Brasil-Far, empate entre Panambi e Nova Prata e derrota ou empate do Tupi contra o Glória. A projeção de derrota é para o caso de revés por um gol de diferença. Se a desvantagem no placar for maior, o alviazul pode ser eliminado nos critérios de desempate, mesmo que a combinação citada acima seja favorável.

Chave A

1º Glória – 28 pontos

2º São Luiz – 20

3º Santo Ângelo – 17

4º Esportivo – 16

5º Brasil-Far – 16

6º Nova Prata – 15

7º Panambi – 15

8º Tupi – 14

Chave B

1º Pelotas – 25 pontos

2º Guarani-VA – 24

3º Inter-SM – 14

4º São Gabriel – 14

5º Riograndense – 11

6º Santa Cruz – 8

7º Rio Grande – 8

Última rodada da 1ª fase

Sexta-feira, dia 1º, às 15h30

Santo Ângelo x Esportivo

Tupi x Glória

Brasil-Far x São Luiz

Panambi x Nova Prata

Riograndense x Rio Grande

Santa Cruz x Inter-SM

Pelotas x São Gabriel

 

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

Instagram: @serranossa

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.