Esportivo inicia a caminhada para a disputa da Segundona

O Clube Esportivo apresentou, na tarde da última segunda-feira, dia 25, o seu grupo de jogadores para a temporada 2016. Nos próximos dias, mais alguns nomes ainda podem ser anunciados para integrar o grupo que tentará colocar o alviazul bento-gonçalvense de volta à elite do futebol gaúcho. A estreia do time na Divisão de Acesso está marcada para o dia 6 de março, contra o Marau, fora de casa.

 

Durante a apresentação, que, além da imprensa, foi prestigiada por lideranças locais, como o prefeito Guilherme Pasin, e apoiadores da equipe, a exemplo do ex-goleiro do Grêmio Danrlei de Deus, o vice-presidente do Esportivo, Jordano Zanesco, foi enfático no seu pronunciamento ao falar da importância de defender as cores do clube, que tem tradição no estado. “Vemos que a comunidade está engajada para que possamos fazer um belo trabalho no Esportivo e isso é fundamental. Nesse momento, também temos a oportunidade de mostrar para os nossos novos atletas a importância de formar um time coeso. Que eles entendam a responsabilidade de estar representando um clube de tamanha importância”, afirma Zanesco.

Ele cobrou, ainda, apoio de ex-dirigentes, associados e conselheiros, em uma união de forças para trilhar o caminho de retorno à primeira divisão. “Nós temos que valorizar tudo que o Clube Esportivo fez por Bento Gonçalves. Com relação ao passado, temos que aprender com as coisas boas e ruins, para que possamos entender essas situações e fazer o melhor. O Badico, nosso treinador, me contou uma história sobre quando foi jogar em uma equipe de Minas Gerais; ele entrou em um estádio que tinha 100 mil pessoas e disse que levou 30 minutos para saber onde estava. Então, nós temos que ecoar as vozes desses 110 mil habitantes e fazer, nos jogos em casa, o nosso estádio tremer. Convidamos o torcedor para vir para a Montanha dos Vinhedos e fazer um trabalho junto com o clube”, completa o vice-presidente.

 

Estrutura

Em seu discurso, Badico ressaltou a importância de os atletas aproveitarem ao máximo a estrutura que o clube oferece e o suporte dado pela diretoria para que possa ser desenvolvido um trabalho de qualidade. “Nós só podemos buscar alguma coisa de sucesso com muito trabalho, e isso a comunidade de Bento Gonçalves pode esperar. Vamos buscar, dentro de campo, a referência do povo de Bento Gonçalves, que é muito trabalhador” garante o treinador.

Sobre as atividades da equipe, o novo técnico do Esportivo explica que, desde que chegou ao clube, tem procurado atuar próximo da direção, principalmente, com o vice de futebol, Palito. “Eu tenho na minha cabeça um esquema tático definido, e agora nós estamos trazendo jogadores que compreendem isso e temos que criar as alternativas. Acredito que nós partiremos de uma condição tática já definida para começar o trabalho. Eu sei como o Esportivo vai jogar neste ano e será de uma maneira moderna, principalmente porque nós tivemos que ter criatividade para contratar, valorizar o jogador jovem, visando ao crescimento dele e fortalecendo o trabalho das categorias de base. No trabalho de avaliação que nós fizemos, eu chamei dois meninos, um nascido em 2000 e outro em 1999”, detalha Badico.

Sobre os adversários, o treinador explica que tem acompanhado de perto quem serão os times que o Alviazul vai encarar na segundona gaúcha. “Nesse sentido, nós teremos um responsável da comissão técnica trabalhando como olheiro nas partidas dos nossos adversários, para que possamos ter subsídios e trabalhar em cima daquilo que o oponente tem de bom”, aponta.

 

Primeiro dia e preparação

O grupo de jogadores não teve descanso no dia da apresentação e foi direto para o gramado do Montanha dos Vinhedos iniciar os trabalhos com bola. As primeiras orientações no campo tiveram a participação dos preparadores físicos Cristiano Fronza e Fábio Tuchê, que cobraram uma intensa movimentação dos atletas nos primeiros minutos de treinamento da temporada.

O Esportivo entrará em campo neste domingo, dia 31, quando fará o primeiro amistoso do ano contra a equipe do Ypiranga da Paulina, às 9h30, no Montanha dos Vinhedos. Na agenda do treinador Badico, já estão confirmados mais dois amistosos, marcados para os dias 20 e 27 de fevereiro, com a equipe do Brasil de Farroupilha.

 

O campeonato

A primeira rodada da Divisão de Acesso ocorrerá em 6 de março. A estreia da equipe bento-gonçalvense será frente o Marau, fora de casa, no estádio Cláudio Renato Bebber. Na fase classificatória, o Esportivo integra o grupo B e tem como adversários São Luiz, Marau, Caxias, Panambi, Santo Ângelo, Tupi e União Frederiquense. Para as partidas no Montanha dos Vinhedos, ainda não estão definidos os valores dos ingressos.

Os jogos ocorrem em turno e returno dentro dos grupos A e B – classificam-se à fase seguinte os cinco melhores. A segunda fase da competição dividirá novamente as equipes classificadas, agora nos grupos C e D. As partidas serão de ida e volta, e somente duas equipes de cada grupo avançam à próxima fase.

O quadrangular final será em chave única, também com jogos de ida e volta entre todas as equipes. O time de melhor aproveitamento ficará com o título da competição, garantindo a vaga no Gauchão 2017.

 

Expectativa de ex-jogadores

“Nós temos uma nova direção no Esportivo, uma nova geração de dirigentes, mas que conhecem a história do Esportivo. O grupo de jogadores é novo e o Badico é um conhecedor do futebol gaúcho, então, a expectativa é boa. Além da equipe principal, é importante o clube pensar também nas categorias de base.”

Reginaldo Alves

 

“Eu espero, como torcedor e como ex-atleta, que o clube faça uma boa campanha. Independentemente dos adversários ou do nível da competição, espero que a direção do clube, a direção técnica e todos os envolvidos possam ter muito empenho e fazer um bom trabalho.”

Kide Magagnin

 

“Eu sei o quanto a segunda divisão do Campeonato Gaúcho é difícil, pois já trabalhei com futebol. Eu acredito que a direção, e, principalmente, o Palito, que eu conheço, estarão fazendo um belo trabalho e terão um grupo competitivo, levando o Esportivo para onde ele merece, que é a primeira divisão.”

Nairo Pivatto

 

As sete primeiras rodadas

1ª rodada – 6 de março, 17h

Marau x Esportivo – Local: Estádio Carlos Renato Bebber

 

2ª rodada – 9 de março, 20h30

Esportivo x Caxias – Local: Montanha dos Vinhedos

 

3ª rodada – 13 de março, 16h

Tupi x Esportivo – Local: Estádio Rubro Negro

 

4ª rodada – 16 de março, 20h30

Esportivo x União Frederiquense – Local: Montanha dos Vinhedos

 

5ª rodada – 20 de março, 17h

Santo Ângelo x Esportivo – Local: Estádio da Zona Sul

 

6ª rodada – 23 de março, 20h30

Esportivo x Panambi – Local: Montanha dos Vinhedos

 

7ª rodada – 27 de março, 15h30

São Luiz x Esportivo – Local: Estádio 19 de Outubro

 

As chaves

Grupo A

Avenida

Guarani

Internacional – SM

Pelotas

São Gabriel

Santa Cruz

Riograndense

 

Grupo B

Esportivo

São Luiz

Marau

Caxias

Panambi

Santo Ângelo

Tupi

União Frederiquense

 

Foto: Vinicius Mieznikowski

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.