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Esquinas arredondadas multiplicam-se

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O desenho das esquinas da cidade aos poucos está sendo modificado. Em 29 de julho o SERRANOSSA já havia antecipado esta tendência, quando estava tomando forma o arredondamento da esquina da rua Barão do Rio Branco com Saldanha Marinho, no centro da cidade. Este tipo de intervenção já se espalhou também por outros pontos, como é o caso do cruzamento das ruas 13 de Maio e Saldanha Marinho. A alternativa é simples, mas agiliza o trânsito de veículos.

Com as esquinas mais arredondadas, quem ganha são motoristas e pedestres. “Para os carros, o giro de quadra fica facilitado. Sem o arredondamento, ao dobrar a esquina o motorista acaba invadindo a pista ao lado, o que atrasa o fluxo”, explica o secretário de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Heber Moacir dos Santos. Segundo ele, uma simples intervenção no traçado traz um grande reflexo para a fluidez do tráfego.

Outra mudança diz respeito à travessia de pedestres. Caso haja uma faixa de pedestre na esquina que está sendo modificada, a mesma é recuada em alguns metros. “Desta forma facilita a travessia do pedestre, uma vez que, com a faixa de segurança rente à esquina, é comum que os carros parem em cima da mesma, fazendo com que o pedestre precise disputar espaço com os veículos para atravessar”, complementa.

Para novas construções nas esquinas já está sendo exigido este arredondamento na aprovação do projeto. Para as demais, a mudança será gradativa. Um dos pontos onde no futuro deverá haver interferência é a esquina da rua 13 de Maio com a Xingu, ainda sem data certa para ocorrer. “Em muitos pontos não há as esquinas arredondadas, pois no passado não se tinha essa preocupação”, comenta Santos.

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