Estado amplia grupos para vacinação contra a gripe

A partir desta sexta-feira, 13/05, também podem procurar um posto para a imunização contra o vírus as crianças de 5 a 9 anos e os adultos com 55 anos ou mais

Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

A secretaria de Saúde (SES) em conjunto com o Conselho de Secretaria Municipais de Saúde (COSEMS) definiram na quinta-feira, 12/05, a ampliação dos grupos elegíveis para a vacinação contra a gripe (Influenza). A partir desta sexta-feira, 13/05, também podem procurar um posto para a imunização contra o vírus as crianças de 5 a 9 anos e os adultos com 55 anos ou mais.

Bento Gonçalves já registrou, neste ano, 72 casos de infecções causadas pelos vírus respiratórios, correspondendo a 32 (44,4%) para Influenza A não subtipado, 01 (1,4%) por Influenza A H3N2, e 01 (1,4%) por Influenza B.
Neste ano, maio está sendo o mês de maior concentração de casos (81,2%) atendendo ao início da sazonalidade da doença. Até o momento, nenhum óbito ocorreu em função da infecção por esses vírus.

“Essa ampliação na idade para vacinação será importante para ampliarmos o número de pessoas imunizadas em nossa cidade. Pedimos que procurem a unidade mais próxima e realizem a vacina. Estamos entrando em períodos de muito frio e mais propícios para doenças respiratórias. A prevenção é importante”, destaca a coordenadora do setor de imunizações, Luiza do Rosário.

Também podem vacinar:

trabalhadores da saúde;
Gestantes e puérperas;
Povos indígenas;
Professores;
Pessoas com Comorbidades;
Pessoas com deficiência permanente;
Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;
Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
Funcionários do sistema prisional;
Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
População privada de liberdade.

A vacinação pode ser realizada em todas as unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h às 16h30.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.