Estudante do IFRS conquista terceira medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

A aluna Bianca Battisti, do Curso Técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio do Campus Bento do IFRS, recebeu sua terceira medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

A primeira premiação nesse evento foi conquistada quando ainda estudava no 9º ano do Ensino Fundamental, na Escola Prefeito José Chies, do município de Carlos Barbosa, em 2018. No ano seguinte, Bianca ingressou no Campus Bento Gonçalves do IFRS e, em 2020 conquistou novamente a medalha de ouro. “Estive acompanhando as atualizações do site da OBA, até chegar o dia oficial do resultado”, que aconteceu no dia 31 de julho, conta a estudante que foi premiada também na edição de 2021.

Além dessas três medalhas de ouro, Bianca já havia conquistado duas medalhas de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), nos anos de 2016 e 2018. Em relação ao seu interesse nas áreas da Astronomia e Astrofísica, Bianca destaca que já participou de um projeto e de oficinas virtuais sobre temas da Física Moderna, coordenados pelo professor Paulo Vinícius dos Santos Rebeque.

A professora Camila Riegel Debom, representante do Campus na OBA, salienta que o resultado obtido pela Bianca possibilitará que a aluna participe das seletivas para compor a equipe brasileira nas Olimpíadas Internacionais.


Foto: Divulgação/IFRS
 

Sobre a OBA

É realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio.

Tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando em mutirão nacional, além dos próprios alunos, profissionais da educação, pais, escolas, planetários, clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, etc.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.