Estudantes de Bento realizam plantio de muda e abraço simbólico em árvore

As ações voltadas ao Meio Ambiente iniciaram na última semana no município, integrando a comunidade escolar com atividades alusivas a preservação à natureza

Fotos: Rodrigo De Marco/Prefeitura Bento

Nesta segunda-feira, 05/06, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente e para comemorar a data, a secretaria municipal do Meio Ambiente (SMMAM) de Bento Gonçalves, fez o plantio de uma árvore da espécie Tamareira, na Praça Coronel Carvalho, com estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Santa Helena e também Infantil Ouro Verde. Foi feito ainda o abraço simbólico à árvore da espécie Umbu, presente na praça há mais de 70 anos. As ações voltadas ao Meio Ambiente iniciaram na última semana no município, integrando a comunidade escolar com atividades alusivas a preservação à natureza. A secretária de Educação Adriane Zorzi e a adjunta Adriana Razia também estiveram presentes.

A pequena Helena Miller da Silva, aluna do 4º ano da EMI Ouro Verde, comentou sobre as ações voltadas a preservação do meio ambiente. “Na escola nós fizemos um cartaz mostrando sobre a importância dessa parte da separação do lixo para o meio ambiente. Na atividade de hoje nós também aprendemos muito, e ainda plantamos uma árvore, o que foi muito legal. É um dia para ser comemorado, e ter a consciência de que a preservação é fundamental para a vida”.


O jovem Guilherme Lindermaier da Rosa é aluno do 9º ano da Escola Santa Helena e também destacou sobre a atividade. “A educação do meio ambiente é bem importante para o nosso futuro, porque sem ela vamos acabar poluindo a natureza e possivelmente ocorrendo uma grande tragédia. É interessante esse trabalho em sala de aula, também porque na escola nós aprendemos sobre a sustentabilidade, separação do lixo, com ações sustentáveis, e sempre conseguindo ajudar na preservação da nossa flora”.

A professora Noeli Terezinha Quinalter atua na Escola Santa Helena e esteve acompanhando os alunos na atividade da praça. “A gente sabe da importância que o meio ambiente tem para nós e o fato de trazer os alunos e estar ensinando para eles sobre a preservação da natureza é algo fantástico que certamente levarão para o resto da vida. Sabemos que quando as crianças chegam em casa com algo novo que aprenderam na escola, a valorização dentro do contexto familiar é ampla. Nós, educadores, temos esse papel de ensiná-los a cuidarem do meio ambiente, preservando da água, planta e os animais”.

O secretário de Meio Ambiente, Osmar Bottega, também destacou sobre as atividades em alusão a preservação do meio ambiente. “Essas ações que reforçam os aspectos da preservação do meio ambiente fazem toda a diferença na vida desses estudantes. Nos últimos dias temos reforçado ainda mais através do plantio de árvores, e da mensagem que é preciso preservar a natureza. E nada melhor que hoje fazer essa atividade com as crianças, deixando o legado de refletir sobre a responsabilidade de deixar para futuras gerações um ambiente sustentável”.

Distribuição de mudas de árvores

No último sábado, 03/06, a SMMAM esteve na Via del Vino realizando a doação de mudas frutíferas para a comunidade. No dia foram entregues cerca de 150 mudas das espécies Pitangueira, Guabiju e Uvaia. Na ação, que integrou o evento Bento Solidária, a secretaria também recebeu descarte de eletrônicos, óleo de cozinha usado e outros resíduos especiais. A atividade fez parte do leque de ações da Semana do Meio Ambiente.