“Evitem toda forma de fofoca”, enfatizou o Papa Francisco aos religiosos

Foto: Vatican Media.

Na manhã deste sábado, 15/01, o Papa Francisco, dirigindo-se aos participantes do 164º Capítulo Geral dos Clérigos Regulares Teatinos, no Vaticano, tratou de um assunto corriqueiro, mas que parece também preocupar o pontífice: a fofoca.

Em discurso aos religiosos, Francisco disse: “Por favor, evitem toda forma de fofoca. Sejam homens consagrados, homens do Evangelho, mas homens. Se você tem algo contra o outro, que garanta suas calças para lhe dizer isso na cara, dizer-lhe as coisas na cara ou ficar calado. Ou esse outro critério, diga-o àqueles que podem remediar, ou seja, aos superiores. Mas não faça grupinhos, essa é a ‘espiritualidade do cupim’, que esvai a força de uma comunidade religiosa. Nada de fofocas, por favor”, enfatizou.

Durante sua fala, o Santo Padre chamou a atenção para o perigo das fofocas numa congregação religiosa, numa comunidade religiosa, quando os irmãos não cuidam um do outro.

Ao término de seu discurso aos capitulares Teatinos, que também tratou sobre a vocação, a identidade e espiritualidade dos religiosos, a identificação dos sinais dos tempos e o exemplo dos Apóstolos, Francisco, natural de Buenos Aires, recordou que a cidade esteve entre as evangelizadas por São Caetano, onde os fiéis o veneram como “padroeiro do pão e do trabalho”. Por isso, ao abençoar os presentes, o Papa pediu a intercessão de São Caetano e de Nossa Senhora sobre a caminhada dos Teatinos, em seu compromisso de comunhão e missão.

Veja o vídeo:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.