EXCLUSIVO: Trânsito será alterado em principais vias do centro de Bento

Diversas vias do centro de Bento Gonçalves deverão sofrer mudanças significativas nos próximos meses. A equipe da secretaria de Mobilidade Urbana apresentou nesta semana ao prefeito Diogo Siqueira e ao vice Amarildo Lucatelli um estudo para melhorar o trânsito de veículos nos locais de maior fluxo na cidade.

As principais delas, conforme disse com exclusividade ao SERRANOSSA o secretário de Mobilidade Urbana, Marcos Barbosa, serão na região central. A rua Cândido Costa, no trecho entre a prefeitura municipal e o posto de combustíveis Shell Bianchi, passará a ter duplo sentido de circulação, com mão inglesa – sistema no qual os veículos circulam pelo lado esquerdo e fazem as ultrapassagens pelo lado direito: ou seja, quem vier pela Barão do Rio Branco poderá fazer a conversão à esquerda para ingressar na Cândido Costa. “O estudo identificou que 40% dos veículos que acessam a Saldanha Marinho utilizam a via para buscar estacionamento na Cândido Costa. Essa mudança vai permitir que tenha um melhor fluxo nestes trechos”, detalhou. Para viabilizar a mudança, o estacionamento do lado direito da via será retirado.

A rua Cândido Costa – no trecho entre a prefeitura e o Posto Bianchi – terá mão inglesa (será possível fazer conversão à esquerda da Barão do Rio Branco para acessar a Cândido Costa pelo lado esquerdo. Estacionamento será removido)

 

Outra rua que passará a ser de mão dupla é a Benjamin Constant. “Nossa ideia é que quem venha pelas ruas República e Doutor Agnaldo da Silva Leal possa acessar o centro sem precisar utilizar a Doutor Antonio Casagrande”, explica o secretário. No entanto, quem estiver circulando pela Dr. Antonio Casagrande não poderá acessar a Benjamin Constant.

Benjamin Constant terá mão dupla, porém não poderá ser acessada pela Doutor Antonio Casagrande (rua da Câmara de Vereadores)

Mais uma mudança significativa será nas ruas Doutor Antunes e Doutor Montauri – ambas terão o sentido alterado.  A Doutor Antunes, que neste momento é acessada pela rua Marechal Deodoro (em direção à Barão do Rio Branco), passará a ter acesso único pela Barão do Rio Branco (em direção à Marechal Deodoro). Já a Doutor Montauri, que hoje tem acesso único pela Barão do Rio Branco, também terá o sentido alterado e passará a ser acessada somente pela Marechal Deodoro. 

Doutor Antunes, que hoje sobe em direção à Barão do Rio Branco, terá sentido alterado – passará a "descer" pela Barão do Rio Branco, sentido Marechal Deodoro.

Doutor Montauri, que hoje desce pela Barão do Rio Branco em direção a Marechal Deodoro, também terá sentido alterado. Motoristas acessarão a via pela Marechal Deodoro.

OSVALDO ARANHA
Já a Osvaldo Aranha, trecho que gera constantes críticas na comunidade especialmente em horários de pico, passará a contar com duas vias de trânsito em cada sentido. Para viabilizar o projeto, um lado da via terá o estacionamento totalmente retirado. Outra alteração será na rótula principal, que dá acesso ao Colégio Sagrado, que deve ser substituída por um semáforo.

 


Rótula na Osvaldo Aranha deve ser retirada para colocação de um semáforo.

Ainda não há previsão de quando as mudanças entram em vigor. De acordo com o secretário Marcos Barbosa, a ideia é dar ampla divulgação nas alterações e, aos poucos, com a orientação dos agentes e com a sinalização adequada, ir implementando as mudanças. A assessoria de imprensa da prefeitura afirmou que estas são alternativas apresentadas a administração e que ainda serão avaliadas e discutidas. 

 

 

 



Fotos: Raquel Konrad

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.