Exposição “Cores do Vinho” encerra neste fim de semana

De autoria de Zelia Paludo e Marilene Beltram, painéis que simbolizam processo de vindima estão expostos no Salão Nobre da prefeitura de Bento Gonçalves

Foto: Divulgação

Encerra neste sábado, 12/03, a Exposição Cores do Vinho, que apresenta uma série de obras produzidas por Marilene Beltram e Zelia Paludo, por meio de cores e texturas do vinho aplicado às telas. Os painéis estão expostos no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves e podem ser contemplados das 10h às 16h. A entrada é gratuita.

Para realizarem as obras, as artistas embarcaram em um interessante desafio: pintar a partir de pigmentos preparados com diferentes tipos de vinho branco, rosé e tinto. Devido ao alto poder de transformação das cores, foram realizados experimentos para o melhor uso do pigmento. O trabalho foi realizado pelas artistas ao longo de um ano. Durante esse período, elas desenvolveram experiências misturando vinhos, folhas, chás, temperos. Essas misturas foram testadas nas telas e o maior desafio era controlar as mudanças químicas, uma vez que, ao serem aplicadas ao suporte, as cores se transformavam. Após tantas misturas, que elas chamam de alquimia da arte, Zelia Paludo e Marilene Beltram optaram por utilizar apenas os vinhos nas composições artísticas.

Entre garrafas e taças de Merlot, Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Tannat, vinhos coloniais e orgânicos, as artistas vivenciaram sensações estéticas que hoje podem ser apreciadas pelo público na exposição Cores do Vinho. O atelier e laboratório das artistas foram circunscrito por sensações de efemeridade, transitoriedade, ressignificação, expectativas diante do novo, criatividade frente ao que não se pode controlar. Além disso, é percebida as relações poéticas entre o percurso da bebida de sabor intenso despejada nas taças, e o movimento dos pincéis deslizando nas telas, criando texturas, figuras, efeitos visuais e sensoriais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.