Fabiano Larentis assume como sub-reitor da UCS Bento

Sessão solene de transmissão de cargos foi realizada na segunda, 02/05, para o mandato 2022-2026

Foto: Divulgação

Em sessão solene do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul – FUCS e do Conselho Universitário da Universidade de Caxias do Sul – Consuni, na segunda-feira, 02/05, foi realizada a transmissão dos cargos de reitor da UCS, ao professor Gelson Leonardo Rech, e de vice-reitor, para o professor Asdrubal Falavigna, para o mandato 2022-2026. Eleitos pelo Conselho Diretor da FUCS em janeiro, eles substituem nas funções o reitor Evaldo Antonio Kuiava e o vice-reitor Odacir Deonisio Graciolli (2014-2022).

Para o Campus Universitário da Região dos Vinhedos, UCS Bento, foi empossado o professor Fabiano Larentis como sub-reitor. Larentis é administrador pela UCS, com especialização em Marketing. Cursou Mestrado e Doutorado em Administração, pela UFRGS. Casado com Magda, professora de ensino fundamental em Bento Gonçalves, e pai do Enzo e da Isabelle, o professor atua na UCS desde 2006.

“Ser indicado para a Sub-Reitoria no Campus de Bento Gonçalves é o ponto alto da minha trajetória na UCS. Sinto-me honrado e desafiado por assumir uma posição de extrema importância, do campus mais importante da instituição fora de Caxias do Sul, com fundamental presença comunitária”, comenta o novo sub-reitor. Questionado sobre as ações que deverão ser postas em prática durante seu mandato, o professor afirma que será intensificada a atuação do campus na região, investindo “em novos cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação, em outras formas de qualificação profissional, na gastronomia e, principalmente, na inovação”, cita. “Os laços com a comunidade regional, em todas as suas áreas, serão reforçados e qualificados. Nesse sentido, quero enfatizar a parceria que a universidade tem com a FERVI e o significado disso nas nossas atividades e nos nossos direcionamentos”, ressalta.

A cerimônia, no UCS Teatro, com transmissão on-line, reuniu autoridades e lideranças universitárias, políticas e comunitárias.

Foto: Leandro Araújo, Foto Itália/Especial UCS

Sobre o novo sub-reitor da UCS Bento

Foto: Divulgação

Antes de se inserir na carreira acadêmica, Fabiano Larentis atuou no Frigorífico Nicolini e na M Dias Branco (ainda Adria Alimentos do Brasil), na área de vendas e exportação. Trabalha na UCS desde 2006, como docente dos cursos de Administração e Comércio Internacional em Bento Gonçalves e em atividades administrativas na universidade. Também foi professor na FISUL, FACEBG e UNISINOS. Até o momento, orientou 177 trabalhos de conclusão de curso de graduação.

Em 2012, se tornou professor do Programa de Pós-Graduação em Administração, investigando principalmente o tema Aprendizagem nas Organizações. Tem 18 orientações de mestrado e 4 orientações de doutorado concluídas.

É autor de 72 artigos em publicações científicas, de 5 livros e de 15 capítulos de livro.

Além das atividades de ensino e pesquisa, também tem se envolvido com a gestão universitária. De 2012 a 2015 foi coordenador do curso de Comércio Internacional em Bento Gonçalves. De 2018 a 2019, na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, atuou como coordenador da Coordenadoria de Pós-Graduação Lato Sensu, responsável pela operação dos cursos de especialização e MBAs.

De 2019 a 2022, na mesma pró-reitoria, foi coordenador da Coordenadoria de Pós-Graduação Stricto Sensu, responsável pelos cursos de mestrado e doutorado.

Nas relações com a comunidade, fez parte da diretoria do CIC Bento Gonçalves de 2012 a 2017. Desde 2018, faz parte do conselho deliberativo. Desde 2020, integra o Observatório Econômico (OECON) da entidade, contribuindo principalmente com o boletim de empregos.

Gestão Superior da Reitoria

Em seu primeiro ato, o reitor Gelson Leonardo Rech nomeou e deu posse aos demais integrantes da Gestão da Reitoria da UCS:

Pró-Reitora de Graduação (antes denominada Acadêmica), professora Flávia Costa (que dá continuidade à atuação no cargo)
Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Everaldo Cescon
Pró-Reitora de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, professora Neide Pessin
Sub-Reitor do Campus Universitário da Região dos Vinhedos, professor Fabiano Larentis
Chefe de Gabinete da Reitoria, professor Marcelo Faoro de Abreu
Diretor de Relações Institucionais (área criada pela nova gestão), professor Givanildo Garlet
Diretrizes Institucionais

O reitor Gelson Leonardo Rech também tornou públicas, em seu discurso, as novas diretrizes que passam a integrar o planejamento institucional para os próximos quatro anos; são elas:

Valorização das pessoas
Inserção nacional e internacional
Excelência Acadêmica
Sustentabilidade social, econômica e ambiental
Foco na pesquisa e inovação
Transformação digital
Gestão e Compliance

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.