Farina patrocina Congresso de Leitura

Incentivar a qualidade do ensino e participar de ações que mobilizam a comunidade são compromissos que fazem parte da política de atuação da Farina. Mais do que produzir peças que abastecem o mercado automotivo nacional e internacional e gerar centenas de empregos, a empresa é parceira de iniciativas voltadas à cultura e à educação. De 9 a 12 de maio, a Farina patrocina o V Congresso Nacional de Ensino de Leitura, Literatura e Língua Portuguesa, no Campus da UCS em Bento Gonçalves. O evento integra a 26ª Feira do Livro de Bento Gonçalves.

Promovido pelo Centro de Ciências Humanas e da Educação – CCHE do Campus Universitário da Região dos Vinhedos (Carvi), o congresso é destinado, principalmente, aos profissionais formados no Curso de Letras. Trata-se de uma oportunidade de complementação dos estudos realizados na graduação e também de atualização dos professores da rede de ensino pública e privada da região.

“Pesquisas comprovam que a produtividade das empresas depende diretamente da qualidade do ensino básico dos futuros profissionais. Dessa forma, nada mais natural do que uma indústria como a Farina apoiar e incentivar promoções desse cunho”, afirma o diretor presidente Ayrton Giovannini. Além da Farina, uma série de entidades apoia o evento: Fundação Casa das Artes, Biblioteca Pública Castro Alves, Simpro/RS, Sindiserp, Cepergs, Smed, 16ª CRE e Diretório Acadêmico de Letras – Carvi.

A programação inicia dia 9 de maio (segunda-feira), das 19h30min às 22h30min com a palestra de abertura “Problemas e desafios do ensino de Língua Portuguesa”, que será ministrada pelo professor Dr. José Luiz Fiorin (USP) no auditório do Bloco B. No dia 10 de maio, no mesmo horário, haverá a palestra “Gêneros de texto e sala de aula de língua portuguesa: o processo de construção de objetos de ensino relacionados à leitura e produção textual” com a Dra. Ana Maria de Mattos Guimarães da Unisinos, que também ocorrerá no Bloco B.

No dia 11, serão realizadas três oficinas: 1) O ensino e a aprendizagem de ortografia com a Ms. Odete Maria Benetti Boff da UCS; 2) Por que ler Literatura na escola? com a Dra. Cinara Ferreira Pavani também da UCS e 3) Novas e outras leituras de mundo ao leitor em qualificação com o escritor Hermes Bernardi Júnior, nos Auditórios A, B e J do Carvi (a definir). E no último dia, 12 de maio, será realizada uma mesa-redonda com o tema “O ensino de Literatura” com os seguintes participantes: professor Dr. Carlos Appel, professor Dr. Cícero Galeno Lopes, professor Dr. José Édil de Lima Alves e o escritor Colmar Pereira Duarte com o mediador Pedro Júnior da Fontoura, tudo no Auditório do Bloco B.

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Jornal SerraNossa

Orkut: http://www.orkut.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.